Após avaliação ruim de ONG, Alepi diz que melhorou em transparência

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) informou que teve uma melhora de mais de 28% no quesito transparência. Segundo a assessoria de comunicação da Casa, os dados são do Radar da Transparência Pública, compilados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Tribunal de Contas da União (TCU). A análise leva em consideração receitas, despesas, licitações e contratos, balanço geral, prestação de contas e disponibilização de editais. 

Prédio da Assembleia Legislativa do Piauí (foto: Divulgação)

A Alepi destacou que o índice de transparência da Casa saiu de 46,61%, em 2022, para 75,3%, no primeiro semestre de 2023. Os números foram repassados à imprensa nesta quarta-feira, 19. 

Levantamento de ONG

A ONG Transparência Internacional havia colocado a Alepi no grupo de piores casas legislativas estaduais do Brasil em termos de transparência de informações; o índice foi classificado como péssimo. 

25° posição

O legislativo piauiense obteve 19 pontos em uma avaliação que propôs notas entre 0 a 100. O relatório (que teve como base informações de 2022) foi divulgado pela ONG em maio deste ano. A Alepi só ficou à frente dos parlamentos do Amapá (26°) e Acre (27°). 

Foto: Reprodução/ONG Transparência Internacional

Comente aqui