APLICATIVO JÁ RENDE MAIS DE 150 DENÚNCIAS NO PIAUÍ

Este é a primeira eleição que o aplicativo funciona em todo o país. (Foto: Divulgação)

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Com apenas cinco dias de atuação no Piauí, o aplicativo Pardal, desenvolvido para que o eleitor possa denunciar irregularidades nas eleições, já recebeu 158 denúncias no estado. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Dos 224 municípios do Piauí, cinquenta tiveram denúncias feitas pelo aplicativo.

A cidade com o maior número de denúncias é Caridade do Piauí, com um total de 27 reclamações. Das vinte denúncias feitas em Teresina, o TRE informou que dezenove foram arquivadas. Os motivos não foram divulgados.

As denúncias podem ser feitas através do envio de fotos, vídeos ou áudios. A medida visa tanto possibilitar a participação do eleitor no processo eleitoral, como coibir abusos e práticas ilícitas.

“Após ser encaminhada às zonas eleitorais, o juiz e o promotor eleitoral irão avaliar se é algo que necessite de uma atuação emergencial, com o exercício do poder de polícia ou se será apurado em eventual processo", concluiu o Juiz auxiliar da Presidência do TRE-PI, José Vidal de Freitas Filho. 

Comente aqui