Anuário de Segurança: Parnaíba é destaque bastante negativo; Teresina continua mal

O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que a cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, está entre as cinquenta mais violentas do país. É o único município piauiense a integrar esse indigesto e lamentável ranking.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 20. O parâmetro foi o ano de 2022, período em que Parnaíba registrou a alarmante taxa de 46,30 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes.

Parnaíba está entre as cinquenta mais violentas do país (foto: Reprodução | Anuário Brasileiro de Segurança)

Teresina

Apesar de não aparecer no “ranking 50”, Teresina registrou um crescimento de mortes violentas (intencionais) entre 2021 e 2022. Foram 319 em 2021 e 342 no ano passado, o que representa um crescimento de 7,21%.

Se quiser evitar que a situação se repita ou se agrave, o governador Rafael Fonteles (PT) vai ter que fazer muito mais do que nomear novos policiais militares e civis. A prova foi o que aconteceu entre segunda, 17, e terça-feira, 18, em Teresina. Foram seis homicídios, em diferentes partes da cidade, em menos de 24 horas.

Pisada na bola

Para completar, o superintendente de ações integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta, ao tratar do assunto em entrevista à imprensa, destacou que tudo não passou de "um caso isolado". Convenhamos, a fala do delegado foi bastante infeliz. 

Comente aqui