AMADEU CRITICA SAÚDE NOS BAIRROS

Amadeu Campos criticou a gestão de saúde em Teresina (Foto: Ascom)

O candidato à Prefeitura de Teresina, jornalista Amadeu Campos (PTB) defende que a saúde tem sido ineficiente para a população. Em seu plano de Governo, Amadeu diz priorizar propostas para assegurar uma maior resolutividade nos hospitais de bairros, incluindo a existência de um órgão único para o gerenciamento da pasta na capital e uso da tecnologia para marcação de exames e consultas online.

“Se alguém joga bola e quebra uma perna no Jacinta Andrade, por exemplo, não tem como fazer a cirurgia na zona norte e deve se deslocar até o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nós vamos preparar os hospitais de bairros - Promorar, Buenos Aires, Satélite, Matadouro e Dirceu – para realizar cirurgias de baixa e média complexidade com sala de gesso e ortopedistas”, disse.

O candidato petebista também defendeu que o HUT deve ser um hospital apenas para politraumas e cirurgias de alta complexidade. “Além disso, vamos abrir o Hospital Universitário (HU) para urgências cardiológicas e reativar o Ambulatório do Trabalhador, da gestão do prefeito Elmano Férrer, que funcionava das 18h às 22h, para que as pessoas que trabalhavam o dia todo pudesse se consultar no turno da noite”, afirmou.

UNIFICAÇÃO

O petebista critica a existência dos três organismos existentes hoje (Fundação Hospitalar, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde) para gerenciar as necessidades da população no que diz respeito à saúde básica como urgência, emergência, atendimentos e consultas, e defende a presença apenas da Fundação Secretaria Municipal de Saúde.

“Hoje o que podemos perceber é a presença de três estruturas que estão funcionando sem dá o retorno de qualidade que a população realmente precisa. São gastos exorbitantes para manutenção de infraestrutura além de recursos humanos, onde poderíamos ter apenas a Fundação Municipal para o gerenciamento de todo os setores de atenção à saúde”, pontuou Amadeu.

O candidato petebista também defende o uso de TI para marcação de consultas e exames on line. Ele faz duras críticas em relação ao sistema de marcação de exames e consultas. Amadeu lembra que é inaceitável Teresina ainda ter um sistema de marcação analógico, por meio de caneta e papel, e defende a presença de um sistema digital eficiente para estes serviços.

“Hoje quem depende do SUS passa por uma grande morosidade desde a marcação da consulta, muitas vezes, tendo que sair de casa de madrugada para conseguir vaga, até o recebimento dos resultados. Com a presença de um sistema digital os teresinenses poderiam ter um acesso mais rápido aos resultados, possibilitando que a busca pelo tratamento do problema de saúde seja feito de forma mais célere”, disse Amadeu Campos.

FONTE: ASCOM

Comente aqui