Prefeitura entrega kits de uniformes para alunos do Pelotão Mirim

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã deste sábado (17),  da solenidade de entrega de 150 pares de tênis, meias e uniformes para os alunos da Escola Municipal H Dobal, no bairro Mário Covas, que participam do Pelotão Mirim Preça Leão.

O Instituto projetando o resgate e cidadania de crianças e adolescentes (Preça), realiza o trabalho social com crianças da escola há sete anos. Atualmente, 162 alunos de 7 a 17 anos participam do projeto. O Pelotão Mirim Preça Leão presta apoio às crianças em situação de vulnerabilidade econômica através da educação e atividades esportivas.

O projete recebe apoio do vereador Joaquim Caldas, beneficiando as crianças da região e suas famílias com a inciativa há vários anos.

Luana Rodrigues, mãe de uma das crianças inscritas no projeto, sonha com o filho seguindo a carreira militar, e agradece o apoio prestado pela Prefeitura de Teresina.

“O projeto é muito bom. Tira as nossas crianças do vício da tecnologia e as afasta da criminalidade. Durante a semana estudam, e aos sábados estão nessa atividade. Espero que meu filho siga a carreira militar e sirva ao exército. O apoio da prefeitura me deixa satisfeita, pois oferece ainda mais condições para os nossos filhos virarem grandes cidadãos”, contou.

Comente aqui

Asfalto na Zona Norte

A Prefeitura de Teresina, através da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), está realizando a pavimentação asfáltica da Rua Alameda Domingos Jorge Velho neste sábado (17), no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina.

Os 3.401 m² de asfalto serão aplicados em todos os 550 metros de extensão da via. Segundo o presidente da Eturb, João Duarte, a obra será entregue ainda hoje.

“O prefeito determinou e a Eturb está trabalhando os sete dias da semana, nos três turnos. Vamos concluir a obra hoje, antes do início dos festejos de São Pedro, que acontecem na comunidade a partir do dia 19. Também vamos recuperar todos os principais quadrantes da cidade para que não tenhamos mais problemas com buracos”, disse João Duarte.

A obra está sendo executada com recursos de emenda parlamentar do vereador Joaquim Caldas, no valor de R$ 272 mil reais. O vereador ressalta a importância da integração entre os poderes executivo e legislativo para beneficiar a população.

“A rua Alameda Domingos Jorge Velho é uma espinha dorsal do Poti Velho. Nós temos aqui pessoas com dificuldade de locomoção, e inclusive uma associação de cadeirantes. O prefeito é sensível a isso e tem respeito com essas pessoas. Quem ganha é povo”, ressaltou o parlamentar.

Comente aqui

Índice de Popularidade Digital: atacar Bolsonaro não é bom para a popularidade de Lula

Insistir em falar mal do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparentemente não faz bem à popularidade do atual presidente Lula (PT). Pelo menos é o que indica o Índice de Popularidade Digital (IDP) medido pela consultoria Quaest. 

Lula X Bolsonaro: índices de popularidade estão mais equilibrados que no início do ano (imagem: Instagram)

Os dados foram divulgados pela Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (15).

Calculado por um algoritmo que se baseia em 152 variáveis das plataformas digitais -- tais como Twitter e Google --, o índice apontou aumento da popularidade após o anúncio do aumento no salário mínimo e durante a viagem do petista a Portugal — o índice de 0 a 100 chegou a 83,28. À época, Lula se recuperava do desgaste causado por duvidar publicamente das ameaças do PCC ao senador Sérgio Moro (União-PR).

Após Lula chamar o governo do antecessor de “praga de gafanhotos”, entre outros coisas, sua popularidade digital caiu, para 52,94. Nessa mesma época, subiu a popularidade digital de Bolsonaro, que anunciou que processaria o adversário.

Hoje, a popularidade digital dos dois está mais equilibrada, com Lula marcando 54,75 e Bolsonaro, 39,25.

Com informações de O Antagonista.

Comente aqui

FMS publica edital para eleição de representantes do Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Teresina publica EDITAL com o objetivo de regulamentar a eleição da representação das entidades e dos movimentos sociais dos usuários do Sistema Único da Saúde, das entidades de trabalhadores de saúde e das entidades prestadoras de serviços de saúde, bem como a indicação dos representantes do governo no Conselho Municipal de Saúde de Teresina.

Estarão habilitados a participar do referido processo eleitoral os órgãos, entidades e representantes de movimentos sociais, formalmente instituídos, que tenham representatividade, abrangência e complementaridade da sociedade no âmbito do município de Teresina.

“As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 16 representantes de entidades de usuários do SUS, oito representantes dos trabalhadores de saúde, quatro representantes de prestadores de serviços ao SUS e quatro representantes do governo a ser indicados conforme a Lei Municipal 4.027 de 05/08/2010”, explica a presidente do Conselho, Acilinara Feitosa.

As inscrições estão sendo feitas na sala do Conselho Municipal de Saúde de Teresina, instalada no prédio sede da Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria/DRCAA situado à Avenida Miguel Rosa, n° 3948, Centro/Sul, até o dia 24 de junho de 2023, no horário de 8:00h às 12:00h, em dias úteis.

Mais informações no edital, que pode ser acessado NESTE LINK.

Comente aqui

Justiça Restaurativa na Educação: Semec e Seduc juntas

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), em parceria com o Governo do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina, lançou o projeto Justiça Restaurativa na Educação. A solenidade aconteceu na última terça-feira (13), na sede histórica do TJPI, com a presença do ministro Luiz Phelippe Vieira de Mello Filho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, esteve presente no lançamento e participou também de uma reunião técnica sobre os detalhes do projeto.

O ano de 2023 foi declarado como o Ano da Justiça Restaurativa na Educação com o objetivo de difundir os conceitos e a prática desse tipo de abordagem para o ambiente escolar. A Justiça Restaurativa busca a solução de conflitos sem o viés punitivo, pautada pelo diálogo, pela construção de responsabilidades individuais e coletivas, com base nos direitos humanos fundamentais.

“A Justiça Restaurativa é uma transformação social. Hoje, a escola pública agrega todas as desigualdades sociais dentro do seu seio e o que o Judiciário está procurando fazer é aproveitar o seu conhecimento técnico para levar aos ambientes das escolas públicas essa restauração. Não é uma solução imediata para os problemas, mas traz uma outra perspectiva de harmonização”, afirmou o ministro Luiz Phelippe Vieira de Mello Filho.

Os professores irão participar de curso de formação teórica oferecido pelo Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do CNJ, com uma metodologia comprometida com a educação cidadã. O intuito é possibilitar a transformação da ambiência escolar, as relações de gestores, professores, servidores e alunos, bem como de toda a comunidade do entorno da escola, proporcionando que a convivência seja pautada em valores como o respeito, a confiança e a honestidade, entre outros, sendo todos corresponsáveis por essa construção.

“A Rede Municipal de Educação recebe com muitos bons olhos esta parceria com o Poder Judiciário. Tudo que vier para melhorar o ensino que a Prefeitura de Teresina oferece aos nossos alunos, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), nós abraçamos. Não tenho dúvidas de que o projeto Justiça Restaurativa na Educação trará bons resultados”, garante o secretário Nouga Cardoso.

Comente aqui

Campanha educativa em salas de espera

A Regional Leste de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde Planalto Ininga, vai realizar uma campanha educativa, dividida em cinco momentos e com temáticas diferentes, na sala de espera da unidade. O primeiro tema será abordado dia 16 de junho, às 8h30, e falará da importância da água filtrada e do descarte correto do lixo.

Dia 30 de junho as equipes de saúde falarão sobre o uso racional de medicamentos. Dia 14 de julho eles abordarão sobre higienização e conservação dos alimentos. Dia 28 de julho os cuidados no controle da pressão arterial serão relembrados. E para finalizar a campanha, dia 04 de agosto, as equipes falarão sobre diabetes, cuidados e tratamento.

As ações educativas são um processo de construção de conhecimentos em saúde que tem como objetivo à apropriação temática pela população. A realização de ações de educação em saúde contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado.

Comente aqui

Prioridade a hipertensos e diabéticos na realização de exames agora é lei

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou Lei Municipal que garante prioridade a pessoas com diabetes e hipertensão na fila de espera para realização de exames médicos em jejum, nos hospitais da rede pública e privada situados na capital. A Lei Nº 5.926/2023 foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 5 de junho.

“Os estabelecimentos da rede pública e privada do Município de Teresina ficam obrigados a conceder atendimento prioritário aos pacientes com diabetes e hipertensão, quando da realização de exames médicos em jejum de oito horas ou mais”, consta na nova lei.

Para ter seu direito garantido, a pessoa com diabete sou hipertensão deverá comprovar sua condição mediante a apresentação de laudo médico.

“Sancionei esta importante lei por considerar que as pessoas com hipertensão e diabetes precisam de um atendimento mais rápido na espera por exames dessa natureza. Nosso objetivo é proporcionar um tratamento mais humanizado a essas pessoas”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

A prioridade deve ser observada em conjunto com o atendimento às pessoas idosas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças e todas as demais que possuem tratamento prioritário por disposição legal.

Publicização da lei

Os estabelecimentos de saúde deverão afixar, em local visível, um cartaz com texto informando a prioridade estabelecida pela nova lei.

A lei sancionada pelo prefeito de Teresina é de autoria do vereador Evandro Hidd.

Comente aqui

Não é pouca coisa não! 100 toneladas de lixo são retiradas do Loteamento Manoel Evangelista

Com o intuito de garantir a limpeza dos espaços públicos da cidade, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD/Sudeste I), concluiu neste domingo (11), a limpeza pública na primeira etapa do Loteamento Manoel Evangelista, localizado na região do Grande Dirceu.

Nesta operação de limpeza que durou cerca de 15 dias, foram feitos os serviços de roço, capina, limpeza de praça e esgoto, que resultaram na retirada de 100 toneladas de lixo.

De acordo com Vani Queiroz, superintendente da SAAD/Sudeste I, no dia de hoje foram utilizados 22 caminhões, que recolheram o lixo da capina e os que estavam em locais impróprios, e despejaram no Aterro Sanitário de Teresina. A superintendente disse que o próximo passo é iniciar a segunda etapa da operação, que desta vez irá beneficiar os moradores do Residencial Manoel Evangelista e a segunda etapa do Loteamento Manoel Evangelista, além das galerias que atendem as duas comunidades.

“Os moradores estavam há meses cobrando esse serviço de limpeza, por isso montamos essa força tarefa e em breve toda a região do Manoel Evangelista estará limpa. Com a limpeza concluída, é a vez dos moradores fazerem sua parte, não despejando lixo em locais impróprios, a fim de manter as ruas limpas até o retorno do próximo mutirão de limpeza”, disse Vani Queiroz, afirmando ainda que outras comunidades da região Sudeste também estão recebendo as equipes de limpeza.

A auxiliar de enfermagem Rose Almeida, que mora próximo umas das galerias do Loteamento Manoel Evangelista, conta que a situação da rua onde ela mora estava tão precária, que os veículos já estavam com dificuldade de passar por conta do lixo despejado por outros moradores de forma irregular. Ela conta ainda que toda a comunidade está feliz com a nova administração da SAAD Sudeste I, pois segundo ela, agora os serviços estão sendo executados com mais rapidez.

“Era preciso ter esse olhar pelas comunidades, principalmente por aquelas que estavam sofrendo com o lixo e o mato. O prefeito Dr. Pessoa acertou com essa mudança, pois agora estamos vendo resultados”, disse Rose Almeida.

A limpeza dos logradouros públicos pode ser solicitada por qualquer munícipe, através de abertura de protocolo na sede da SAAD Sudeste, ou virtualmente, através do usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser acessado no link https://processoeletronico.pmt.pi.gov.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=PMT&sigla_sistema=SEI e do aplicativo da ouvidoria do município amiteresina.

Redes sociais

A SAAD/Sudeste I também está presente no Instagram, através da página @saadsudeste. Por lá os moradores poderão acompanhar as ações realizadas e ainda solicitar reparos e limpezas de espaços públicos.

Comente aqui

Correção em obra de asfalto será concluída em 48 horas

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está executando os serviços de recuperação e correção do asfalto e das sarjetas na avenida Deputado Newton Macedo, bairro Gurupi, zona Sudeste da cidade.

“A via estava sem base e com as sarjetas bastante danificadas. Essa situação das sarjetas causava o acúmulo de água no asfalto e, consequentemente, o surgimento de buracos”, detalha o diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves.

Segundo o diretor-executivo da pasta, Edmilson Ferreira, a obra teve início em meados de maio e deve ser concluída até a segunda-feira (12).

“Quando a água penetra na superfície do asfalto, ela se infiltra nas camadas inferiores do pavimento. Isso enfraquece a estrutura do asfalto e reduz sua capacidade de suportar cargas, levando a fissuras, buracos e deformações. Por isso é tão importante realizar a drenagem adequada para evitar novos buracos”, explica o diretor-executivo.

Por causa da obra, os motoristas que transitam pelo local precisam fazer um pequeno desvio na via, mas o tráfego não está bloqueado.

“O prefeito Dr. Pessoa tem um compromisso sólido com a qualidade das nossas vias e com a infraestrutura urbana. Uma das áreas que ele tem enfatizado é a manutenção e melhoria do asfalto, compreendendo a importância de ter ruas seguras e em boas condições para a população. Por causa disso, temos adotado medidas para garantir que o asfalto seja bem conservado e duradouro”, frisa o presidente da ETURB, João Duarte.

Comente aqui

Obra de mobilidade urbana é vistoriada na Zona Leste

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, vistoriou, nesta sexta-feira, 9, a obra da rotatória que liga a avenida Ulisses Marques (avenida Professor Arimatea Santos) a avenida Raul Lopes, na zona Leste da capital. A obra vai dar funcionalidade à avenida Ulisses Marques e maior mobilidade à zona Leste.

“Venho aqui ver e discutir de perto sobre como está o andamento da obra com meus secretários. Estamos acompanhando o final desta obra, que é de grande importância para a capital do estado do Piauí. Ela vai integrar as zonas Leste e Norte”, disse o prefeito.

O superintendente de Ações Administrativas Descentralizadas Leste (SAAD Leste), Gustavo Gaioso, disse que a obra da rotatória vai ser integrada com a ponte da UFPI, que também está sendo construída pela gestão e vai integrar duas zonas da cidade. “Estamos acompanhando o prefeito aqui hoje e mostrando todo o avanço da obra”, afirma.

A rotatória tem previsão para ser finalizada até o fim de 2023, e está orçada com o valor de R$5.528.181,49 (cinco milhões, quinhentos e vinte e oito mil, cento e oitenta e um reais e quarenta e nove centavos), com recursos de financiamento.

Comente aqui