Políticos ignoram evento de filho de Marcelo Castro

A Superintendência de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) comemorou 49 anos no domingo, 16. A unidade estadual fez uma solenidade alusiva ao aniversário, realizada nesta segunda-feira (17), na sede da pasta, só não teve o prestígio da maioria da bancada federal piauiense. Será que por conta do recesso parlamentar? Também faltou representante da Assembleia Legislativa do Piauí.

Quem não poderia faltar, claro, seria o superintendente da pasta, Marcelo Vaz, filho do senador emedebista Marcelo Castro (que está viajando). O deputado federal Castro Neto (irmão do superintendente) apareceu, mas bem depois do início da solenidade. 

Nem o senador Marcelo Castro participou do evento do filho (foto: Jailson Soares | PD)

Dinheiro do Governo Federal

Enfim... Foi Marcelo Vaz quem abriu evento; antes, em entrevista à imprensa, destacou que o Governo Federal destinou recentemente uma bolada, através do Codevasf, para várias prefeituras. Entraram aproximadamente R$ 47 milhões, boa parte do valor, segundo o próprio Marcelo, vai ser investido na realização de calçamento e asfalto.

O superintendente da Codevasf-PI, Marcelo Vaz (foto: Jailson Soares | PD)

Estão entre os municípios beneficiados: Barro Duro, Betânia, Bocaina, Brasileira, Buriti dos Lopes, Cajazeiras, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Maior, Caridade, Castelo do Piauí, Caxingó, Corrente, Curimatá, Demerval Lobão, Domingos Mourão, Francisco Macedo, Francisco Santos e Teresina.

Comente aqui

Gracinha Mão Santa faz jogo duro e atrapalha projeto de Telmo Neves

Gracinha Mão Santa (Progressistas), pelo que parece, não está satisfeita com o acordo envolvendo o "empréstimo" de sua cadeira na Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí) para o colega de partido Telmo Neves, vice-prefeito de Fartura. A deputada vem fazendo jogo duro, para o azar do correligionário, que já buscou até a articulação do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

“Não passam de especulações. Estou em Parnaíba [...] e voltarei após o recesso parlamentar ainda mais firme e forte", declarou a deputada, nesta sexta-feira, 14, em entrevista à imprensa parnaibana.

A deputada Gracinha Mão Santa em conversa, na Alepi, com o deputado estadual Gessivaldo Isaías (foto: Jailson Soares | PD)

Corre na imprensa piauiense que tentaram convencer Gracinha a voltar para o secretariado do pai, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa. 

Comente aqui

A distribuição do bolo chamado Eturb; Paulo Roberto também ganha um pedaço

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), resolveu lotear de vez a Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano) e acabou dando mais poder a um nome que já fazia parte da gestão municipal, trata-se de Paulo Roberto da Iluminação (sem partido). Ele é o atual secretário de Produção Agropecuária da capital e, a partir da próxima semana, cuidará também da iluminação da cidade, serviço de incumbência da Eturb. 

Paulo Roberto da Iluminação, que vai ficar com o setor de iluminação da Eturb (foto: Reprodução | Facebook)

Pessoinha e Edmilson Ferreira 

João Duarte, o Pessoinha, filho do prefeito, era quem mandava, sozinho, em tudo. Isso até semana passada, quando Doutor Pessoa decidiu dividir com Edmilson Ferreira o imenso bolo chamado Eturb. 

João Duarte, o Pessoinha (foto: Jailson Soares | PD)

Ainda falta é coisa para distribuir. A pasta também é responsável pela administração da bilhetagem eletrônica do transporte público e pelos serviços de regularização fundiária.

Comente aqui

Ronney Lustosa apto a voltar ao comando do União Brasil em Teresina

Destituído da presidência do União Brasil em Teresina, Ronney Lustosa entrou na Justiça para voltar ao cargo; o pedido foi deferido. Lustosa, que é secretário de Administração do Município, foi sacado, no mês passado, justamente por insistir em continuar com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos).

O secretário de Administração Ronney Lustosa peitou o União Brasil para continuar com o prefeito Doutor Pessoa (foto: Jailson Soares | PD)

Marcos Elvas, presidente do União Brasil-PI, afirma que não foi notificado da decisão judicial; ou seja, Silvio Mendes, provável pré-candidato a prefeito de Teresina, permanece no comando do diretório municipal. 

A mudança

Ronney é a prova de que a política pode mudar da noite para o dia. Até pouco tempo não queria nem ouvir falar de aliança com Doutor Pessoa. O secretário, quando presidente municipal do DEM (hoje União Brasil), teve desentendimento com o vereador Markim Costa e acabou expulsando o parlamentar da sigla. O motivo? O fato de Markim, hoje no Republicanos, ter ingressado na base do chefe do executivo municipal.

Comente aqui

Começa a surgir um novo Ciro Nogueira

Para a surpresa de alguns (poucos), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) começou a adotar um tom conciliador ao tratar sobre a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Na imprensa e na internet 

Alguns dos recentes posicionamentos do senador, até mesmo na imprensa, comprovam a "baixada de bola". Foi o caso do artigo que Ciro escreveu esta semana na Folha de São Paulo. O título é: "direita é ser direita e não antiesquerda".

foto: Reprodução | Instagram

Nogueira diz, logo no primeiro parágrafo do texto, que "na teoria do copo meio cheio ou meio vazio, podemos ver a realidade política do Brasil igualmente com otimismo ou pessimismo. Mas olhando a política e instituições de um ponto de vista menos apaixonado, temos razão, sim, para acreditar no Brasil, seja qual for a crítica que tenhamos ao atual governo".

A revolta de internautas 

O senador compartilhou nesta quarta-feira, 12, o artigo, na íntegra, em seu perfil no Instagram, e recebeu uma enxurrada de críticas por parte de internautas.

Depois de postar que não é "antiesquerda", Ciro Nogueira recebeu críticas de seus internautas (foto: Reprodução | Instagram)

Hoje o senador diz ter razão para acreditar em um Brasil melhor (sob a gestão de Lula), mas no começo do ano... "Lula não se atualizou, não deveria ter voltado", disse Nogueira, em abril deste ano, em entrevista ao jornal Correio Braziliense. Também está lá no Instagram do senador.

Ciro já chegou a dizer que Lula "não deveria ter voltado" (foto: Reprodução | Instagram)

A imprensa nacional repercute que o Centrão, grupo do qual Ciro Nogueira faz parte, quer mais espaços no governo federal; ou seja, a nova postura do senador seria para não melar os planos do bloco. 

Comente aqui

Quase todos os deputados federais piauienses assinam a imoral PEC da Anistia

Quase toda bancada piauiense na Câmara Federal assinou a PEC da Anistia, que tem como objetivo evitar a punição a legendas políticas que violaram as cotas de gênero e raça nas últimas eleições. Se passar no Congresso, essa será a maior anistia a partidos políticos em toda a história do Brasil.

PEC da Anistia ainda tramita na Câmara Federal (foto: Divulgação | Câmara Federal)

A exceção 

Jadyel Alencar (PV) foi o único dos 10 parlamentares piauienses que não passou a caneta na ideia que criou a imoral Proposta de Emenda à Constituição. 

Agora é só aguardar  

A matéria ainda será analisada por uma comissão especial na Câmara dos Deputados. Os trabalhos foram iniciados esta semana.

A legislação eleitoral brasileira determina (isso desde 2009), por exemplo, que ao menos 30% das candidaturas proporcionais de cada legenda sejam destinadas a mulheres. 

Comente aqui

Joaquim Caldas zangado com "papagaios de pirata" da Prefeitura de Teresina

Sem citar nomes, o vereador Joaquim Caldas (ex-Joaquim do Arroz; MDB) diz que a Prefeitura de Teresina conta com alguns secretários “papagaios de pirata”. Segundo o parlamentar, esses costumam aparecer em inaugurações de obras, tiram fotos nos eventos e as publicam, em suas redes sociais, para dar a entender que fizeram alguma coisa para a realização dos projetos. 

O vereador Joaquim Caldas durante sessão na Câmara de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

O alvo da ira do parlamentar são secretários que pretendem disputar mandato eletivo em 2024. “Esses secretários que são candidatos, que vão ser candidatos, têm que respeitar o trabalho do vereador também”, esbravejou Caldas na sessão plenária da última terça-feira, 10, da Câmara de Teresina.


O vereador fez um vídeo da declaração e divulgou em seu perfil no Instagram. Na legenda ele endossa as críticas. 

A revolta de Joaquim Caldas (foto: Reprodução | Instagram)

Comente aqui

Começaram a especular o provável substituto de Wellington Dias

A imprensa nacional repercute constantemente o incessante interesse, para não dizer pressão, do Centrão por cargos do primeiro escalão do governo Lula. Começaram falando do Ministério do Desenvolvimento, administrado por Wellington Dias (PT-PI), agora colocaram a Caixa Econômica Federal, Ministério dos Esportes e Funasa na lista de desejos dos “famintos”.

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social (foto: Jailson Soares | PD)

Por falar em Wellington Dias, as especulações sobre a sua saída do cargo de ministro evoluíram. Segundo a jornalista Carla Araújo, em matéria publicada na segunda-feira, 10, no UOL, o ex-governador piauiense poderá ser substituído pelo deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), de Pernambuco.

O prazo

A jornalista acrescentou dizendo que a expectativa é de que esse e outros desejos do Centrão sejam atendidos em agosto (deste ano) por Lula. 

Comente aqui

Mais um suplente do Progressistas cavando espaço na Alepi

O empresário Telmo Neves, vice-prefeito de Fartura do Piauí, pode ser o próximo suplente do Progressistas a ser efetivado como deputado estadual. A vaga ocupada por Gracinha Mão Santa (Progressistas) é a bola da vez. Telmo articula a “substituição” junto ao presidente presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira. 

Encontro com colegas de partido

Só esta semana o vice-prefeito se reuniu, em Teresina, com o mandatário e marcou presença na Assembleia Legislativa do Piauí, onde posou para foto ao lado dos deputados estaduais Gustavo Neiva (Progressistas) e B.Sá (Progressistas). 

Da esquerda para a direita: Gustavo Neiva, Telmo Neves e B.Sá (foto: Reprodução | Instagram)

De volta a Parnaíba

Gracinha ainda não confirmou se vai ou não pedir afastamento da Alepi. A ideia, segundo apurado pela nossa reportagem, seria convencê-la a voltar para Parnaíba para contribuir novamente com a gestão do pai, o prefeito Mão Santa.

Gracinha Mão Santa, filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (foto: Jailson Soares | PD)

Dois deputados estaduais do Progressistas se licenciaram do mandato recentemente; o primeiro foi Wilson Brandão (de licença médica): substituído por B.Sá, depois foi a vez de Aldo Gil, que voltou a comandar a secretaria de Saúde de Picos-PI.

Comente aqui

Wilson Martins rezando por Florentino Neto

Wilson Martins (PT) deve estar torcendo muito para que o deputado federal Florentino Neto (PT) seja o escolhido para representar o PT na próxima corrida pela Prefeitura de Parnaíba, isso porque o ex-governador é o suplente imediato. 

Wilson Martins, ex-governador do Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

Concorrentes

Florentino oficializou na semana passada sua pré-candidatura ao executivo parnaibano, o problema é que a concorrência é grande dentro da base aliada ao governador Rafael Fonteles (PT) e dizem, nos bastidores, que o parlamentar ainda não possui consistência suficiente para convencer o chefe do executivo estadual de que é a melhor opção. O deputado enfrenta a concorrência interna de dois nomes: Dr. Hélio (deputado estadual pelo MDB) e Rubens Vieira (deputado estadual pelo PT).

O deputado federal Florentino Neto (foto: Jailson Soares | PD)

Será se Wilson Martins já chegou para o governador, como quem não quer nada, "dando pitaco" do tipo: “Rafael, Florentino já administrou Parnaíba”? Que o ex-governador se prepare para debulhar terço; além de torcer para que Florentino Neto passe da fase da pré-candidatura, o ex-governador ainda vai ter que rezar pela eleição do colega de partido para que consiga ficar, em definitivo, com a cadeira de deputado federal. 

Comente aqui