Setor de serviços cresce 1,7% em abril, diz IBGE

O setor de serviços do país registrou crescimento 1,7% em abril, em relação ao mesmo mês de 2014, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (18). É a segunda menor taxa da série, iniciada em 2012 - a menor taxa foi registrada em fevereiro deste ano (0,9%). No acumulado do ano, o setor cresceu 2,6%. Em 12 meses, a alta foi de 4,3%.

O resultado de abril foi inferior às taxas de março (6,1%) e janeiro (1,8%), mas superior a fevereiro (0,9% revisado).

Por tipos de serviços
Cresceram os serviços profissionais, administrativos e complementares (6,7%); serviços prestados às famílias (1,2%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (1%). Apresentaram variações nominais negativas serviços de informação e comunicação (-0,1%) e outros serviços (-2,2%).

“O que está muito abaixo do patamar normal são os serviços prestados às famílias, influenciado pela renda, que está 3,8% menor em comparação com 2014, além dos preços de alimentação fora do domicílio, que ficou acima da inflação, 10,5% contra 8,2% no acumulado de 12 meses. Em períodos de incertezas e redução orçamentária a gente tende a cortar idas aos restaurantes, hotéis, salão de beleza”, explicou Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE. “Esse 1,6% [outros serviços prestados às famílias, como salão de beleza] é bem abaixo do comportamento”.

Fonte: G1

Comente aqui