PT no Senado diz que há 'sórdida campanha' contra Lula

Em nota divulgada no início da tarde desta terça-feira (23, a bancada do PT no Senado manifestou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que existe uma "sórdida campanha" contra o petista no país. A nota foi motivada pelas recentes declarações de Lula sobre o partido.

Nesta segunda (22), durante o seminário "Novos Desafios da Democracia", promovido pelo Instituto Lula, em São Paulo, o ex-presidente afirmou que a legenda "perdeu a utopia" e defendeu uma "revolução" no partido que abra caminho para lideranças "mais jovens e com mais coragem".

"Perdemos um pouco da utopia. [...] Fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido e ter lideranças mais jovens, ousadas, com mais coragem", disse Lula na ocasião.

No texto, os senadores petistas dizem que Lula "é uma das raras e fantásticas lideranças que conseguem transcender os limites de sua origem social, de sua cultura e do seu tempo histórico."

"Lula é aquele candidato que não deveria ter vencido as eleições, mas venceu. Lula é aquele eleito que não deveria ter tomado posse, mas tomou. Lula é aquele presidente que devia ter fracassado, mas teve êxito extraordinário. Lula é uma afronta às elites que sempre apostaram num Brasil para poucos, num Brasil de exclusão e de desigualdades", dizem os parlamentares.

Sem citar as declarações de Lula, a nota ressalta que "há hoje uma sórdida campanha de deslegitimação dessa grande liderança. Uma campanha que dispensa argumentos racionais. Uma campanha baseada apenas no ódio espesso dos ressentidos."

Para embasar o argumento, os petistas criticam o fato de, na opinião deles, "alguns" tentam transformar as virtudes do ex-presidente em "vícios" e suas ações pelo Brasil em "crimes."

"Entendemos perfeitamente que alguns tenham medo de serem derrotados de novo por Lula em 2018. Mas esse medo não pode dar vazão a atitudes pouco republicanas e francamente antidemocráticas", ressaltam na nota.

Fonte: G1.

Comente aqui