Investigação não abala confiança de Dilma

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou nesta terça-feira (8) que a abertura de inquérito para investigar os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social) não abala a confiança da presidente Dilma Rousseff nos dois integrantes do primeiro escalão.

No último sábado (5), o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o Ministério Público Federal a apurar denúncia do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, de que repassou dinheiro desviado da Petrobras para a campanha eleitoral de Mercadante, em 2010, e também para a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, da qual Edinho Silva foi tesoureiro, no ano passado.

Berzoini, Edinho e Mercadante participaram nesta terça da reunião semanal de coordenação política do governo federal, comandada pela presidente da República.

Segundo Berzoini, escalado para falar com a imprensa após o encontro, o inquérito da Lava Jato não foi mencionado na reunião. O titular das Comunicações ponderou que a investigação solicitada pelo Ministério Público pode vir a ser arquivada posteriormente, se não forem encontrados indícios de irregularidade.

“[Edinho e Mercadante] são pessoas com uma postura de confiança, pelo seu compromisso, pelo seu comportamento e não há nenhuma razão, somente pela abertura de investigação, para haver qualquer abalo na confiança da presidente e nos ministros que são companheiros de ministério”, disse Berzoini.

Em resposta às acusações, Edinho disse, por meio de nota, ser favorável à apuração dos fatos e garantiu ter sempre agido dentro da legalidade. Neste domingo, ele afirmou que prefere aguardar o fim da investigação para dizer se deixará seu cargo no governo.

Mercadante, por sua vez, afirmou estar "à inteira disposição" das autoridades para prestar esclarecimentos. O chefe da Casa Civil confirmou o recebimento de R$ 500 mil em doações de Ricardo Pessoa, comprovadas por meio de recibo e prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Fonte: G1.

Comente aqui