Impulso na economia

O aumento do desemprego, e a demora para ser recontratado, é o assunto da manchete deste domingo (10) do jornal O Estado de S. Paulo. “Crise aumenta espera de desempregados por trabalho”, diz o jornal. Chegou a 33% o proporção de desempregados há mais de sete meses procurando emprego.

Especialistas ouvidos dizem que não se chegou ao fundo do poço.Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro Nelson Barbosa disse que aumentará os subsídios via bancos públicos em linhas de crédito para a retomada da economia. “Governo elevará crédito via banco público”.

Os ministros Jaques Wagner (PT) e Aldo Rebelo (PCdoB), e o senador Aécio Neves (PSDB) são citados em uma negociação de acordo de delação premiada de ex-deputado Pedro Correia. Marcos Valério tenta negociar um acordo de delação premiada alegando que tem informações que ligam o mensalão ao petrolão, segundo o Estadão. Ele está preso cumprindo pena de 37 anos e quer redução de pena.

O Globo traz uma reportagem sobre Altair Alves Pinto, amigo do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desde os anos 1980. Mensagens sugerem ajuda de Wagner à OAS em fundos de pensão. Uma das mensagens cita especificamente a ajuda de “JW”, como o empreiteiro se refere ao então governador na Bahia, em negócio com a Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa.

O Estadão traz, além da matéria sobre as mensagens citando Wagner, outra reportagem especial sobre como a renda do clã Picciani (PMDB -RJ) multiplicou depois da entrada na política.

A manchete do Globo é uma reportagem especial na região serrana do Rio que há cinco anos foi atingida por uma tragédia com o temporal que provocou deslizamento matando quase mil pessoas. “Serra tem 91 mil pessoas vivendo em áreas de risco”.

O Globo também publica matéria informando que 63% dos médicos de São Paulo -- que passam para a rede pública -- desistem de assumir as vagas que conquistaram pela deterioração da saúde pública. O índice é de 58% no Rio Grande do Sul e 55% no Rio de Janeiro.

Fonte: Matheus Leitão/G1

Comente aqui