FACHIN DECIDE LEVAR AO PLENÁRIO DO STF PEDIDO DE TEMER PARA SUSPENDER INQUÉRITO

Temer afirma que não vai renunciar (Foto: José Cruz | Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato na corte, decidiu neste sábado (20) levar ao plenário do Supremo a análise da petição da defesa do presidente Michel Temer que pede a suspensão do inquérito aberto para investiga-lo por suspeita de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

A análise do pedido pelo plenário do STF deve ocorrer na quarta-feira (24). Na mesma decisão, Fachin determinou que a Polícia Federal faça uma perícia no audio da conversa entre Temer e o dono da JBS, Joesley Batista.

A defesa e a Procuradoria-Geral da República têm até as 19h30 deste domingo (21) para apontar as dúvidas que devem ser esclarecidas na perícia.

A decisão que autorizou a perícia nos áudios se estende a conversas gravadas por Joesley também com os parlamentares afastados Aécio Neves (PSDB-MG) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que são investigados no mesmo inquérito.

Fachin pediu que a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, marque o julgamento do pedido de suspensão de inquérito para a próxima sessão, na quarta-feira. Cármen Lúcia já atendeu ao pedido.

A decisão de Fachin atende em parte a petição da defesa de Temer, protocolada mais cedo neste sábado. A petição pede que Fachin suspenda o inquérito após reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" informar, com base na opinião de peritos, que o áudio da conversa entre Temer e Batista foi editado.

Fonte: G1

Comente aqui