Ex-diretor da Petrobras e delatores depõem na Justiça Federal

A Justiça Federal ouve nesta tarde de sexta-feira (30) os réus da ação penal envolvendo o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada.

Além da oitiva de Zelada, estão previstos os depoimentos de Eduardo Costa Vaz Musa, ex-gerente da Petrobras, e os supostos operadores João Augusto Rezente Henriques e Hamylton Pinheiro Padilha Júnior.

Musa e Padilha são delatores da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção e desvios na petrolífera.

Esta ação penal tem origem na 15ª fase da Operação Lava Jato, que indicou que Zelada recebeu dinheiro de propina, em contas bancárias no exterior, com a intermediação dos operadores Henriques e Padilha. Musa também teria recebido dinheiro ilícito.

O grupo é acusado de crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas. Apenas Zelada está preso no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os demais respondem ao processo em liberdade.

Como Musa e Padilha têm acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), eles devem responder as perguntas feitas pelo juiz Sérgio Moro, pelo Ministério Público Federal e pelos advogados presentes na audiência. 

Fonte: G1.

Comente aqui