Dilma parabenizará presidente eleito da Argentina

Um dia após os argentinos irem às urnas para eleger o sucessor de Cristina Kirchner, a presidente Dilma Rousseff irá telefonar nesta segunda-feira (23) para o presidente eleito do país vizinho, o empresário Maurício Macri. Prefeito de Buenos Aires, ele venceu o segundo turno da eleição presidencial neste domingo (22), colocando fim aos 12 anos de kirchnerismo na Argentina.

Segundo assessores do Palácio do Planalto, Dilma ligará para Macri no fim da manhã desta segunda, ao final da reunião de coordenação política, que conta com a presença de 11 ministros e líderes do governo no Congresso Nacional.

O assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia está intermediando a conversa telefônica entre Dilma e Macri. Após a ligação, a assessoria do Planalto deverá divulgar uma nota à imprensa com detalhes sobre a conversa.

Macri, 56 anos, é ex-presidente do Boca Juniors – um dos principais clubes de futebol da Argentina – e líder de uma frente de centro-direita que faz oposição ao governo Cristina Kirchner. A Argentina é o principal parceiro econômico do Brasil na América Latina.

O presidente eleito argentino foi eleito para um mandato de quatro anos à frente da Casa Rosada. A posse dele no cargo está marcada para 10 de dezembro.

Às 5h45 (horário de Brasília) desta segunda, 99,17% dos votos já haviam sido apurados e, segundo a comissão eleitoral, o empresário tinha 51,4% dos votos, e Daniel Scioli, candidato apoiado por Cristina Kirchner, 48,6%.

De acordo com o jornal argentino “Clarin”, Scioli telefonou por volta das 22h20 deste domingo para Macri e admitiu a derrota nas urnas.

Fonte: G1.

Comente aqui