CPI aprovou convocação de advogada junto com outros 80 requerimentos

A convocação da advogada Beatriz Catta Preta para comparecer à CPI da Petrobras foi aprovada no último dia 9 por votação simbólica e em bloco junto com cerca de 80 outros requerimentos, segundo registro na ata da sessão da comissão. Por esse tipo de votação, não há registro individual de voto e, na ocasião, não houve manifestações contrárias.

Nesta sexta (31), o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-RJ), afirmou que o requerimento havia sido aprovado por “unanimidade”. A votação em bloco, porém, é normalmente feita por acordo, para dar mais celeridade ao andamento da CPI, ainda que nem todos os deputados concordem com o teor de todos os requerimentos.

“Não houve votação individual nos requerimentos. Foi em bloco. E, normalmente, quando o relator concorda, ninguém questiona. A gente tenta colaborar com o relator. A gente tenta não criar caso”, disse o deputado Izalci (PSDB-DF), um dos integrantes titulares da comissão.

Após a aprovação do requerimento, Catta Preta decidiu deixar a defesa de três investigados que fizeram acordo de delação premiada no âmbito da investigação do esquema de corrupção na Petrobras. No total, a advogada atuou em nove dos 22 acordos de delação firmados durante a Operação Lava Jato. Nesta quinta, ela disse ao Jornal Nacional que fechou o escritório e encerrou a carreira porque estava sofrendo ameaças e intimidações.

O deputado Izalci lembra que o requerimento de convocação da advogada, votado junto com outros 80 pedidos, “não chamou a atenção” na época. 

Fonte: Agência Brasil. 

Comente aqui