CPI aprova convocação de Youssef e Eike Batista

A CPI dos Fundos de Pensão da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24) requerimento de convocação para ouvir o doleiro Alberto Youssef e do empresário Eike Batista. Por se tratar de convocação, os dois são obrigados a comparecer ao colegiado. Ainda não há data marcada para o depoimento dos dois.

No caso de Youssef, já condenado em ações da Operação Lava Jato por participação no esquema de corrupção que atuava na Petrobras, os deputados querem que o doleiro preste esclarecimentos sobre "denúncias de interferência para influenciar decisões de investimentos mal sucedidos nos fundos de pensão".

O pedido, de autoria dos deputados Hissa Abrahão (PPS-AM) e Carmen Zanotto (PPS-SC), afirma que o doleiro investigado "é acusado de praticar tráfico de influência, em conjunto com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para influenciar em decisões de investimentos 'podres’ nos fundos de pensão de empregados de empresas públicas brasileiras".

"Ao que nos parece o Alberto Youssef está ligado a todas as operações financeiras que envolveram o governo federal. O seu nome já foi citado várias vezes dentro da CPI dos Fundos de Pensão e está no momento de ouvi-lo para que nossos trabalhos sejam precisos para recuperar, ou identificar, eventuais danos aos fundos de pensão", justificou o relator da CPI, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR).

Já o requerimento para ouvir o empresário Eixe Batista, que também prestará depoimento à CPI do BNDES, afirma que o Grupo EBX, controlado por Eike, recebeu aportes financeiros dos principais fundos de pensão investigados pela comissão. O documento que solicitava a convocação do empresário foi apresentado pelo deputado Marcus Vicente (PP-ES).

Na sessão desta quinta, os deputados votaram apenas requerimentos para os quais havia acordo de votação. Um dos requerimentos que ficou de fora do acordo foi o que solicitava a convocação de João Vaccari Neto – a votação foi adiada.

A previsão é de que os depoimentos ocorram no final de outubro, já que as sessões da comissão até o dia 15 de outubro já estão comprometidas com depoimentos de outros convocados.

Fonte: G1

Comente aqui