Alckmin nega apoio à proposta da CPMF

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se mostrou contrário à proposta da CPMF do governo federal neste sábado (19), durante um evento de agronegócios em Campinas (SP). Para Alckmin, o governo precisa ser reduzido, o Brasil precisa crescer e aumentar a carga tributária é uma solução equivocada.

“Não vai contar com nosso apoio. Nós entendemos que, neste momento, é preciso diminuir o tamanho do governo. (...) É preciso ter foco no desenvolvimento. (...) Eu vejo que há um foco equivocado. E uma solução ainda mais equivocada, que é aumentar a carga tributária", diz.

Após participar do Fórum Nacional de Agronegócios em um hotel de Campinas, evento promovido por líderes empresariais do setor, o governador de SP justificou a decisão de não apoiar a medida tributária com exemplos de mudanças que fez, durante o seu mandato, para economizar. Entre eles, o fechamento de uma secretaria que tratava de assuntos metropolitanos, três fundações e anunciou o encerramento dos trabalhos também na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

O fórum discutiu questões sobre o agronegócio no país e também a exportação. Estiveram presentes o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes - que críticou a OAB- , além dos ministros Aldo Rebelo, da Ciência, Tecnologia e Inovação e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário.

Ao falar de alternativas para melhorar a arrecadação, Alckmin também destacou que o governo do estado se desfez de um avião a jato e um helicóptero biturbina, cortou cargos comissionados e reduziu gastos com aluguéis e horas extras. "Temos uma meta de redução de custeio para cada setor do governo", afirma.


Fonte: G1.

Comente aqui