Vereadores querem prorrogação de mandato

Por Marcos Melo

Na manhã desta segunda-feira (09), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), que é relator da Comissão Especial que analisa as propostas para a Reforma Política, participou de reunião com vereadores da capital na Câmara Municipal de Teresina, a convite do vereador R. Silva (PP).

Durante a reunião, os vereadores ressaltaram que preferem em, primeiro lugar, a extensão dos atuais mandados por mais dois anos e, em segundo, eleição para um mandato de seis anos. A prorrogação poupa-lhes, também, os gastos pessoais com uma campanha em 2016. !as as propostas de mudanças não são um consenso, os vereadores Dudu (PT), Thiago Vasconcelos (PSB) e Edson Melo (PSDB) são contra o mandato de dois anos. 

Na primeira opção citada pelos nobres vereadores, existiria coincidência de mandato já em 2018, na segunda hipótese a coincidência de mandato só ocorreria em 2022. 

Segundo o deputado Marcelo Castro, os juristas de todo o Brasil tendem a dizer que a prorrogação dos mandatos seria inconstitucional e difícil de ser praticada, por esse motivo ele defende o mandato "tampão" de dois anos. Os vereadores ficaram bastante arredios com essa possibilidade e insistem com a prorrogação dos atuais mandatos. Eles garantem que vão continuar acompanhando o processo e que haverá manifestações em todo o país se for levado a diante o mandato de dois anos. 

Comente aqui