PROFILAXIA NA SEDUC

Prestes a assumir o Governo do Estado, Rafael Fonteles (PT) acaba de “riscar no chão” o limite de influência do casal petista Wellington Dias, senador eleito, e Rejane Dias, deputada federal: o futuro secretário de Educação, Washington Bandeira, anunciou sua equipe de diretores e recebeu a garantia de carta branca na pasta.

Era uma vez "o povo de Rejane" por lá.

Afastar a Seduc da influência política de Wellington e, principalmente, de Rejane é, até aqui, a maior demonstração de que Rafael quer fazer uma gestão mais eficiente do Governo do Estado (foto: Jailson Soares | PD)

ALINHAMENTO

Washington Bandeira fez o anúncio no Twitter. E para não deixar margem para qualquer dúvida, disse logo que todas as indicações, claro, são em “alinhamento com o com o governador eleito”.

Além dos diretores, Rafael teria dado “aconselhado” Washington a “fazer a limpa” na SEDUC. Ninguém ligado politicamente a Rejane Dias fica em cargo de confiança. Comissionados já foram avisados de que seus dias estão contados e os efetivos já estão sendo orientados a manter o distanciamento adequado da ex-primeira dama.

Ellen Gera virou secretário de Educação após crise da Operação Topique como um "nome novo e técnico", mas manteve a Seduc sob influência de Rejane Dias até aqui (foto: Jailson Soares | PD)

Questão de profilaxia administrativa. E ao fazer isso, fica o recado para os bons entendedores: os gabinetes de Wellington e Rejane são localizados em Brasília e o povo deles que seja nomeado por lá. Nenhuma decisão, até agora, havia sido tão significativa. As coisas por aqui mudaram, espera-se.

Do ponto de vista administrativo, o novo governo avalia que é hora de outro ciclo na Educação. Por ignorância ou cumplicidade, Rejane permitiu que acontecesse debaixo de seu nariz o desvio de mais de R$ 200 milhões do transporte escolar entre os anos de 2015 e 2018, maior escândalo de bandidagem com recursos públicos já investigado do Piauí por meio da Operação Topique, da Polícia Federal.

E mesmo não voltando ao comando da pasta, continuou mandando na SEDUC até agora.

Profilaxia administrativa: futuro secretário de Educação, Washington Bandeira já esta autorizado pelo governador eleito a "fazer a limpa" na Seduc tirando cabos eleitorais de Rejane Dias de cargos em comissão (foto: Facebook)

“Cara, é claro que tudo na SEDUC tinha influência dela, mesmo com o Ellen [Gera, atual secretário de Educação]. Mas a política tomou uma proporção maior que os resultado. E nessa nossa nova gestão, o resultado vem primeiro. Até você vai elogiar e não vai demorar”, conta a fonte, que parece não estar certo sobre apenas um ponto de sua fala: não vai demorar. 

Tirar “o povo de Rejane” já merece agora elogio à nova gestão.

Boa sorte.

Comente aqui