O CONSELHEIRO É UM DOS 4

MONTANHA RUSSA

O governador Wellington Dias, do PT, está a poucos dias de reverter o imenso revés político que sofreu na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Usando a eleição de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, plantou a crise dentro do principal braço da oposição, o PMDB, e pode sair vitorioso da disputa. A política é, sim, dinâmica. Mas no Piauí é uma verdadeira montanha russa, onde hoje o governador está em baixo e o presidente da Alepi está em cima, mas amanhã…


CORTINA DE FUMAÇA

Incentivando como pode a candidatura de três perfis distintos para a disputa da vaga do TCE, o governador Wellington Dias já teve sua primeira vitória: estabeleceu uma cortina de fumaça entre e os olhos da oposição. Enquanto os deputados estaduais, que são os eleitores que vão decidir o resultado dessa campanha, ficam debatendo quem vai ou não vai, quem tem ou não tem chance, o petista está tranquilo, esperando a hora certa de juntar os cacos do que sobrar depois da confusão. Os candidatos peemedebistas vão bater cabeça, se desgastar no processo e, de repente, no melhor estilo “Pedro Alcântara”, Wellington Dias pode tirar seu candidato do bolso e levar a melhor.


O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO

O ex-deputado Mauro Tapety, do PMDB, conta com a simpatia e a promessa de voto da maioria dos deputados que votaram em Themistocles Filho para presidente da ALEPI. Ou seja, é, hoje, o candidato da oposição para o preenchimento da vaga no TCE.

O CANDIDATO DE THEMÍSTOCLES

O prefeito de Picos, Kleber Eulálio, do PMDB, tem contado com a simpatia do presidente da ALEPI para buscar os votos dos deputados de oposição. Um apadrinhamento arriscado para o deputado, que, hoje, ainda está com cacife político para se impor diante do Governo. Aliás, há uma falsa impressão de que o Karnak apoia Kleber, mas na verdade, o estímulo à sua candidatura tem um objetivo: plantar e regar a crise dentro do PMDB e da oposição.

O CANDIDATO DO PT

O suplente João de Deus, que deve assumir o cargo de deputado estadual nesta sexta-feira, 27, continua sendo o candidato do PT à vaga de conselheiro do TCE. Não é, por obrigação, candidato dos parlamentares de seu partido, mas a sigla o quer. Três deputados do PT, hoje não votariam nele. Porém João está ali, calado, na dele e, em meio à confusão dentro do PMDB, continua com chance de vingar.

O CANDIDATO DO GOVERNADOR

Chama-se Jailson Campelo o candidato de Wellington Dias ao TCE. O auditor, que já faz parte dos quadros técnicos daquele Tribunal também está mantendo sua inscrição na concorrência. Ele é irmão do advogado Norberto Campelo — que já foi presidente da OAB-PI — e também a indicação do conselheiro Olavo Rebelo, (indicado pelo mesmo governador ao mesmo cargo em 2007). Discreto, ainda possui a garantia do governador de que, na hora certa, os votos vão aparecer.

BOMBA RELÓGIO

O caso do ex-deputado estadual por oito mandatos, ex-presidente da Assembleia Legislativa por quatro mandatos, ex-secretário de Governo em três gestões distintas, ex-governador que governador por 10 dias e atual prefeito de Picos, que quer trocar a Prefeitura Municipal pelo cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado é uma bomba pedindo para explodir em mídia nacional. Quem estiver por perto dificilmente escapa.

O DÉCIMO QUINTO

O deputado estadual Fábio Novo, do PT, teria dito a um articulador da campanha de Mauro Tapety que este deveria correr atrás do décimo sexto voto. O décimo quinto estaria garantido por Fábio, devolvendo a um de seus concorrentes “gentileza” do dia 1º de fevereiro.

CAMINHO DIFÍCIL

O presidente da Alepi, deputado Themistocles Filho, sabe que tem papel importante na disputa; que até o dia da eleição, há muita articulação pela frente; e que o resultado final pode ser vitorioso ou desastroso para seu grupo na Assembleia. À imprensa, tem sido bastante cauteloso ao comentar o assunto. Veja no vídeo!

ACORDO MAIS ANTIGO


A deputada Belê Medeiros (PSB), que perdeu para Kleber Eulálio a disputa pela Prefeitura de Picos em 2012 e que, em 2014, apoiou a vitoriosa campanha de Wellington Dias ao Governo do Estado, também comenta a eleição do TCE e que pode influenciar diretamente o futuro de sua cidade. Há informações de que seu tio, Gil Paraibano, ex-prefeito de Picos, já teria conversado com Wellington Dias e exigido que o petista deixe Kleber na prefeitura até o fim de seu desgastado mandato. Belê, Gil e toda a oposição em Picos não querem inimigos no TCE, nem querem que o PT tome gosto pela Prefeitura. Veja mais no vídeo!

Comente aqui