Novo assegura que nem Chico vai concorrer, nem PT vai decidir

O deputado estadual Fábio Novo, do PT, entrou em contato com o Politica Dinâmica para dizer que continua com sua pré-campanha para ser candidato a prefeito de Teresina. Segundo o parlamentar, o diretório municipal do PT não tem autoridade para definir quem será o candidato e descarta que Chico Lucas ou qualquer outro secretário da gestão do governador Rafael Fonteles (PT) seja ventilado como opção alternativa a ele.

Segundo o líder do governo na Alepi, a Segurança não pode ser trampolim eleitoral, por isso Chico Lucas não pode ser candidato agora (foto: Jailson Soares | PD)

Novo disse estranhar a informação que circula nos bastidores – e fora deles! – de que o governo vá fazer pesquisas com os nomes de Chico Lucas, secretário de Segurança, ou de Washington Bonfim, secretário de Planejamento.

Fábio avalia que Chico ainda tem que consolidar seu trabalho na Segurança, que o secretário faria um grande desserviço se deixasse a pasta para disputar a Prefeitura de Teresina, pois seria visto como oportunista e Rafael não permitiria que uma área tão importante fosse utilizada como trampolim eleitoral. Mas acredita que Chico pode se credenciar para uma disputa majoritária em 2026.

A candidatura resiste: Fábio Novo lembra que no início do ano todo mundo falava que o candidato do governador seria Dr. Vinícius, mas o colega de partido teve que aceitar o fato de que sua campanha não era viável (foto: Jailson Soares | PD)

“O Chico Lucas declarou apoio à minha candidatura. Eu sou líder do governo na Assembleia [Legislativa] e o governador já determinou que nenhum de seus secretários mais próximos irá disputar eleições em 2024”, alegou Fábio ao se referir ao grupo apelidado de “rafaboys”, que hoje comanda Segurança, Saúde, Educação, Governo, Administração e Previdência e Planejamento.

O PT não decide nada

Fábio Novo alega ainda que tem recebido apoio de integrantes do diretório municipal do PT, mas que esse instância não tem poder de decisão, como se já antecipasse resultado negativo a ele. “Por mim, escolheríamos logo o candidato. PT faz parte de uma federação, junto com o PCdoB e com o PV. O candidato será escolhido, também pelos outros partidos da federação”, ressalta Novo, embora o PV tenha apenas uma vereadora em Teresina e o PCdoB tenha um total de zero, enquanto o PT possui 3 cadeiras e tenha somado o dobro dos votos dos outros dois partidos juntos em 2020.

Rafael e pesquisas vão decidir

Acima de qualquer decisão de grupo, estão as pesquisas e a vontade do governador Rafael Fonteles, afirma Novo. Segundo ele, o instituto Datamax deve fazer as pesquisas que vão definir o candidato do grupo, chancelado pelo governador Rafael Fonteles. 

Quando o nome do candidato sair da boca de Rafael Fonteles de maneira pública,  avalia Fábio Novo, ninguém da base ficará contra ele (foto: Jailson Soares | PD)

Sem apresentar a série histórica ou enviar os extratos das pesquisas, Novo diz que nos últimos 5 meses a distância entre ele e o líder das pesquisas, Sílvio Mendes (UB), já teria caído para menos da metade, com Sílvio perdendo votos para ele. Ele diz ainda que o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, também do PT, estaria estagnado nas mesmas aferições.

Na visão de Fábio, o Datamax foi o instituto que mais acertou resultados em Teresina nas eleições de 2022 para governador. 

Além disso, como Rafael teria mais de 75% de aprovação na capital, “ninguém na base” pode ser candidato sem a benção dele ou contra sua vontade. 

O nome do ministro e senador Wellington Dias não foi mencionado.



Comente aqui