FRANZÉ, O CAMINHO DO PT EM TERESINA

Franzé é o nome do PT que pode bater chapa com tucanos de igual para igual (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

“Esqueça essa de Dudu. O nome é o do Franzé!”, me exclamou um petista esta semana. Obviamente, seu nome será preservado — ele não quer ter que explicar no Karnak o porquê de suas palavras estarem no Política Dinâmica —, mas a lógica dos seus argumentos merecem respeito.

O PT sempre teve candidato em Teresina. E sua bancada vinha crescendo. Em 2008, Nazareno Fonteles teve 100 mil votos e o PT fez 2 vereadores. Em 2012, Wellington Dias teve 59 mil votos, e a bancada saiu de 2 para 3 vereadores. “Em 2016 não tivemos candidato pela primeira vez, e nossa bancada recuou. Esse erro não podemos mais cometer”, argumentou o petista.

Faz sentido? Faz, claro. Um candidato do partido, por pior que seja, ainda é um bom palanque, afinal, obriga o governador a entrar minimamente na campanha, o que não aconteceu em 2016 com Amadeu Campos (PTB), que foi largado por Wellington Dias. O governador na época foi passear em Barra Grande no dia do lançamento da campanha de Amadeu a prefeito. Que apoio!

Deputado, técnico, do núcleo duro do Governo do Estado e amigo do governador Wellington Dias; Franzé é o caminho do PT em Teresina (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O PT vai ter muitos candidatos a vereador. Alguns deles, ex-deputados, como Cícero Magalhães e João de Deus. Outros, ex-secretários, como João Rodrigues, que pode tentar uma vaga na Câmara depois de ser posto para fora da CCOM e ter torrado R$ 120 milhões em propaganda durante o 3º mandato de Wellington Dias. 

Numa eleição que promete ser muito disputada, ter o controle de sua campanha majoritária é fundamental.

E onde entra Franzé? “Diferente do Dudu, Franzé tem experiência de gestão. De verdade. É do núcleo de decisões do governador. De verdade. E tem um perfil técnico. De verdade. O Dudu é alguém importante pra gente ter na campanha e na Câmara. Sabemos da boa vontade dele e tudo o que ele faz pelo partido durante seu mandato. Mas o Franzé teria suporte partidário e político incontestável. E ele pode bater de frente com o argumento dos tucanos de que ‘Teresina gosta de técnicos na Prefeitura’. Ora, ele tem resultados atuais da gestão dele pra mostrar”, debulhou nossa fonte.

“E faz sentido isso, Marcos?”, você, leitor, pode me perguntar.

Sinceramente? Faz!

Mas dar certo, aí são outros 500.

Comente aqui