DEPOIS DE 8 ANOS, ALGODÕES PRESCREVEU

Wellington Dias e o sorriso de quem escapou de um julgamento de homicídio (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Nesta sexta-feira (01) o governador Wellington Dias (PT) anunciou que o Superior Tribunal de Justiça arquivou a Ação Penal 805. Este era o processo que o petista respondia desde 2010 por suposto crime de homicídio culposo pela morte de, oficialmente, 9 pessoas. Mas ele deixou de fora do anúncio um detalhe que o Política Dinâmica não deixou passar: ele não foi considerado inocente.

Wellington Dias escapou do julgamento porque o processo prescreveu. O atual governador do Piauí reeleito para seu 4º mandato foi beneficiado pelo “sistema”. Atrasou o quanto foi possível e escapou.

Veja no vídeo!

O inquérito teve início em 2009. Tramitou em na primeira instância em Cocal e subiu para o Superior Tribunal de Justiça. Wellington foi denunciado quando havia acabado de deixar o governo, em 2010, para disputar o Senado. Então o processo correu 10 meses na Justiça Estadual. Eleito senador, a denúncia subiu para o Supremo Tribunal Federal, onde se esticou por 3 anos e meio. Com a renúncia de Wellington para disputar o governo em 2014, voltou a descer para a instância estadual, onde repousou por quase um ano. Voltou ao STJ quando Wellington Dias assumiu seu 3º mandato de governador.

Qualquer expectativa de julgamento morreu aí.

Ao falar que a ação contra ele foi arquivada, Wellington não mencionou o motivo: a Jusitça demorou demais e o crime prescreveu (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Veja o documento clicando aqui: Ação Penal 805/2010 - Wellington Dias - Homicídio Culposo.

De todo modo ainda há alguma justiça a ser feita: as vítimas que tem direito às indenizações deveriam deixar de ser humilhadas em ato de contínuo atraso dos repasses financeiros. Hoje, o atraso é de 3 meses.

A dor delas não prescreve.

Comente aqui