NENHUM DELES VAI PRA SAÚDE
PREFEITO VISITA VEREADORES DE TERESINA, PROMETE “UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE” PARA CADA UM E CONSEGUE APROVAÇÃO UNÂNIME DE REFORMA ADMINISTRATIVA
18/02/2021 10:52A reforma administrativa não estava na pauta programada de votações de ontem (17). Tampouco era aguardada a visita do prefeito ao Legislativo da capital. Mas para Doutor Pessoa (MDB) a quarta era dia de feira e ele foi às compras. Vereadores colocaram a reforma em pauta e aprovaram as mudanças por unanimidade. Mas cada voto teve seu valor e não foi preço de xepa: cada um ganhou “uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”.
É não tem cafezinho de graça. Nem o prefeito fez questão de esconder a vontade de comprar apoio político para a sua gestão. Disse com todas as letras que cada parlamentar da capital – todos eles, sem exceção – poderão indicar a direção de uma UBS na administração dele. O “loteamento” deve seguir a localização geográfica das bases eleitorais dos vereadores.
A informação da oferta de UBS para vereadores foi confirmada pelo Política Dinâmica junto a parlamentares com os quais Pessoa se reuniu. Pelo valor da gratificação que se recebe pela coordenadoria de uma UBS, os vereadores se venderam barato: o adicional de função fica entre R$ 970 e R$ 1.250. Mas não é isso que vale.
Um parlamentar apontou que o que conta mesmo é o vereador ter para onde mandar seus eleitores de maneira direta, lembrando que toda UBS é porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), que encaminha, inclusive, para média e alta complexidade. “Esse atendimento de saúde fideliza muitos eleitores, ainda mais se não precisar pegar fila e eu não precisar ficar pedindo favor toda hora pro 'Gilbertinho' [Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde]”, afirma o vereador.
O jornalista Efrem Ribeiro, do Grupo Meio Norte de comunicação chegou a gravar um vídeo com o prefeito, no qual Pessoa reafirma a oferta. O vídeo foi exibido no programa da jornalista Cinthia Lages, na manhã desta quinta-feira.
Cinthia, aliás, fez uma das reflexões mais pertinentes sobre o caso: vereadores indicando direção de UBS em meio a uma pandemia? E a oferta é de um prefeito que é médico? É, sim, mais do que preocupante. Parece criminoso, coisa a ser apurada, inclusive, pelo Ministério Público, que deveria solicitar informações da Câmara Municipal e da Prefeitura.
O “critério técnico” na montagem de sua equipe foi o primeiro discurso de campanha assassinado pelo atual prefeito.
ENTREVISTA: Petrus Evelyn, jornalista ameaçado de morte que vai disputar vaga de deputado estadual
Comente