CHEGOU A HORA!

Carlos Henrique quer resgatar a vocação de independência e altivez da OAB-PI (foto: Marcos Melo | politicaDInamica.com)

Ele tem mais experiência do que se pode imaginar à primeira vista. O advogado trabalhista Carlos Henrique já participou de outras gestões da OAB-PI. Agora busca o caminho que o leve a ser presidente da Ordem no Piauí. Sem fórmula mágica, apenas com o que funciona desde sempre: trabalho.

Carlos Henrique diz que chegou a hora de realinhar a OAB-PI com uma realidade mais próxima daquela vivida pela maioria dos advogados. “Chegou a hora da advocacia ser fortalecida e valorizada”, define. Ele entende que a maior parte dos advogados trabalham na iniciativa privada e vivem exclusivamente desse tipo de trabalho. E se é assim, estaria, então, na hora da Ordem representar com mais atenção pra essa parte da classe.

Questionado sobre o trabalho da atual gestão e a transparência da Ordem, olha só a cara que o advogado faz! Obviamente, Chico Lucas e Lucas Villa deixaram bastante a desejar e segundo Carlos, não cumpriram nem metade das promessas feitas em 2015 (foto: Marcos Melo | politicaDInâmica.com)

A gestão deve ser a mais plural possível também. “Nós teremos conosco representantes de todas as áreas da advocacia, sejam os eleitoralistas, os publicistas, os criminalistas, os presidencialistas, os concurseiros, que também fazem parte da Ordem, todos eles com representantes dentro da nossa gestão, cada um firmando o compromisso com o segmento ao qual é ligado”, explica.

Mas existe um motivo maior para um reajuste na condução da OAB-PI. Carlos lembra que a atual gestão de Chico Lucas deixou muito a desejar, não tendo cumprido nem metade das metas estabelecidas três anos atrás. Segundo Carlos Henrique, há hoje um clamor dos advogados por uma gestão mais independente.

Carlos Henrique não citou adversários, mas ficou bastante clara a crítica a Chico Lucas por conta da “cumplicidade institucional” entre a OAB-PI e o Governo do Estado. Chegou a citar o caso do atraso de repasses da SEFAZ para o IASPI/PLAMTA, em que a Ordem demorou demais para se posicionar enquanto a sociedade sofria sem atendimento médico.

A Ordem tem que ser independente e Carlos Henrique afirma que é capaz de devolver a OAB-PI aos advogados e à sociedade (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

As comissões — que deveriam ser coordenadas pelo vice-presidente Lucas Villa — estacionaram no acostamento da vida nos últimos anos. Carlos Henrique promete terá-las da inércia e fazê-las um motor de promoção dos jovens advogados.

Sem falar na questão da transparência: você já se questionou se o dinheiro da sua anuidade vira serviço para os advogados ou fotos ao redor do mundo postadas no Instagram? Carlos Henrique diz que o advogado vai saber onde, como e quando o dinheiro vira serviço de verdade.

Veja a entrevista inteira!




Comente aqui