Janot vai a Paris buscar documentos secretos do HSBC

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, embarcam neste fim de semana a Paris para requisitar documentos das contas secretas de brasileiros no HSBC às autoridades francesas. O governo francês já compartilhou com a Receita Federal brasileira a relação das contas e das pessoas para verificar se declararam no Imposto de Renda.

No entanto, o acordo de cooperação entre Brasil e França não prevê o compartilhamento automático dos dados enviados à Receita para órgãos cujo objetivo é fazer uma investigação criminal. Por isso, Janot e Vasconcelos se reunirão a partir da próxima segunda-feira com as autoridades daquele país. O governo francês recebeu uma base de dados de todas as contas numeradas mantidas no banco suíço do ex-funcionário do HSBC Hervé Falciani. A França passou, então, a disponibilizar aos governos para fins investigativos.

Após a obtenção dos dados, o Ministério Público Federal poderá abrir uma investigação para apurar se as contas secretas mantidas no HSBC tinham fins de sonegação fiscal, entre outros crimes.

Fonte: O Globo

Comente aqui