SUFOCO FINANCEIRO

Por Mírian Teles

De acordo com dados do governo do Estado, no mês de julho a receita com o fundo de participação estadual teve uma queda real em relação ao ano passado de 20%. O governo tem avaliado como sendo esse primeiro trimestre o momento mais difícil da economia do Piauí. 

A equipe econômica do governo federal, prevê que no segundo semestre deste ano, o país terá uma resposta sobre a votação do ajuste fiscal no congresso nacional.

Para o governador com a aprovação do ajuste, haverá um equilíbrio nas contas federais o que permitirá uma capacidade maior de investimentos do governo. “Sou otimista, o Piauí continua tendo um ritmo de crescimento bem acima da média brasileira, isso permite que a receita própria não passe por um colapso maior no Estado, o que precisamos no momento é trabalhar com cautela, com relação as novas despesas e ao mesmo tempo fazer circular na economia do Piauí o dinheiro dos convênios, contratos de empréstimos e das parceria pública privado”, disse o governador durante evento de lançamento da pedra fundamental da nova sede do Ministério Público Estadual, na manhã desta segunda-feira (13).

Governador fala em entrevista sobre situação financeira do Estado/ Foto: Jailson Soares / Politica Dinâmica

PIB DE R$66 BILHOES

De acordo com chefe do executivo do Estado a intenção é fazer com que o setor privado se encoraje para investir e assim gerar mais empregos, aumentando a renda e melhorando a receita estadual “ Estamos trabalhando para dobrar a economia do Piauí nos próximos dez anos, com o alcance de R$ 66 bilhões no Produto Interno Bruto do Estado”, afirma Wellington Dias.

NOVA SEDE DO MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO

Na manhã desta segunda-feira (13), o governador Wellington Dias, e a procuradora geral do Ministério Público Zélia Saraiva, junto com demais autoridades do Estado, lançaram oficialmente a pedra fundamental para construção da nova sede do Ministério Público do Piauí. O terreno está localizado na Avenida Barão de Castelo Branco, Zona Sul de Teresina e conta com uma área de 10 mil metros quadrados.

O local foi doado ao Ministério Público pelo Governo do Estado depois de uma intensa campanha conduzida pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. “Nossa equipe tem plena consciência da importância de oferecer condições dignas de trabalho aos membros e servidores da instituição. Por isso, trabalhamos muito para adquirir esse terreno, e continuamos trabalhando diuturnamente para construir a nova sede o mais rápido possível, sempre com o objetivo de prestar um serviço de excelência a toda a população piauiense”, diz a Procuradora-Geral.

Descerramento da placa fundamental da nova sede do Ministerio Publico do Estado/ Foto: Jaílson Soares/ Politica Dinâmica

As obras para construção da nova sede do Ministério Público do Estado do Piauí em Teresina já estão em andamento. Está finalizado o primeiro procedimento licitatório, que incluía a limpeza do terreno e a construção de muro e calçada. “Iremos buscar todos os meios na bancada federal, investimentos estaduais e recursos do próprio ministério para trabalhar para que esse sonho vire realidade e para que o ministério público, que tem uma missão muito destacada e importante dentro da sociedade, possa atuar com uma estrutura adequada”, reiterou o governador Wellington Dias.

Comente aqui