Projeto Leitura Livre é lançado na Penitenciária Feminina

A Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus) lançou, nesta quarta-feira (8), no ginásio da Penitenciária Feminina de Teresina, o projeto Leitura Livre, que tem como objetivo incentivar a leitura entre os internos, colaborando com o processo de reintegração social do detento.

O projeto Leitura Livre foi iniciado em março deste ano, na Penitenciária Regional Irmão Guido, na capital, e será estendido para todas as unidades prisionais do Estado. Uma das metas do Leitura Livre é possibilitar a remição da pena.

Projeto é parte de ações de ressocialização.

Cada interno recebe um livro e tem até 30 dias para fazer a leitura. Depois desse prazo, ele irá apresentar uma resenha sobre a obra que será avaliada por uma comissão formada por professores da Coordenadoria de Ensino da Secretaria Estadual de Justiça. Para cada livro lido e resenha apresentada há uma redução de quatro dias no tempo da pena.

“Acreditamos na ressocialização como uma forma de diminuir a reincidência e garantir a segurança pública e a paz que o povo do Piauí precisa. Por isso, trabalhamos a educação, através do projeto Leitura Livre. Queremos dar oportunidade para os que erraram e merecem uma segunda chance”, destaca o secretário estadual de Justiça Daniel Oliveira.

A primeira etapa do projeto vai beneficiar cerca de 100 internos. A ideia é estender o Leitura Livre para 1.500 pessoas. “Estamos garantindo os recursos, através da parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nesse primeiro momento, serão investidos R$ 500 mil até o final deste ano para a montagem das salas de leitura e das bibliotecas”, informa Daniel.

Comente aqui