Operação Proprinagem

Por Mírian Teles

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta segunda-feira (13), a operação Propinagem, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa formada por técnicos fazendários da Secretaria Estadual de Fazenda e empresários.

Ao todo estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão e de busca e apreensão em Teresina, Pedro II, Piripiri, Barras, União e no estado do Ceará. Entre os presos está o funcionário público Antônio Damasceno Filho, irmão do ex-prefeito de Barras, Manin Rego.

As prisões foram realizadas nas cidades de Teresina, União, Altos e Barras, Piripiri, Pedro II e Juazeiro do Norte- CE. Todos estão sendo encaminhados para o Greco. De acordo com o delegado Carlos César, coordenador do Greco, os presos serão autuados por organização criminosa, corrupção ativa e passiva e concussão (extorsão praticada por agentes públicos). As prisões são temporárias, mas a polícia irá pedir a prisão preventiva.

Para o delegado, as empresas investigadas tinham um acerto com os fazendários suspeitos, que não aplicavam multas nos casos de irregularidades na hora do recolhimento de impostos e nas pesagens da mercadoria.

Policia desarticula associação criminosa formada por técnicos fazendários da SEFAZ e empresários/Fotos: TV Cidade Verde

PAGAMENTO DE PROPINA

Segundo César Camelo, entre os envolvidos no pagamento de propina estão gerentes de uma madeireira e de uma empresa de refrigerantes e água em Teresina. “A investigação começou há seis meses e ficou confirmado o pagamento de propina de empresários a técnicos fazendários para que eles não fizessem o trabalho de fiscalização, deixassem cargas de madeira passar pelos postos fiscais e pelas unidades volantes que fazem a fiscalização na rua, sem nota fiscal e sem o pagamento de impostos”, afirma o delegado.

Sobre os valores sonegados, o delegado afirmou que é inestimável, porque já acontece há muito tempo e não é possível calcular. Segundo a polícia, os fazendários investigados atuavam em blitzen e em postos fiscais e se confirmado a denúncia poderão sofrer sanções que variam entre suspensão e demissão.

Comente aqui