APÓS CRÍTICAS, DANIEL OLIVEIRA FAZ VÍDEO PEDINDO DESCULPAS

Secretário causou polêmica após escolha de nome de penitenciária (Foto: JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Os últimos dias não têm sido fáceis para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira. Em meio a greve dos agentes penitenciários do estado, de polêmica com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI) e com a Associação dos Criminalistas do Piauí, o secretário se vê em meio a mais um embate. Agora ele teve que gravar um vídeo pedindo desculpas aos movimentos sociais que se sentiram ofendidos com a tentativa frustrada de “homenagem” ao líder político e pacifista Nelson Mandela.

O nome de Mandela  foi dado ao presídio de Campo Maior. Logo após o anúncio, entidades ligadas ao movimento Afro e aos Direitos Humanos se manifestaram contra. Nas redes sociais o assunto também repercutiu e as críticas seguiram o mesmo tom.

Daniel recuou e reconheceu que foi um “equívoco”. A portaria já foi revogada e agora o secretário pede a ajuda da população para escolher um novo nome para o presídio.

“Instituições dos Direitos Humanos e movimentos sociais ligados à cultura Afrodescendente no estado do Piauí, eu quero transmitir a vocês um pedido de desculpas por ter usado equivocadamente o nome do pacifista e líder Nelson Mandela no presídio em Campo Maior. Esse erro foi meu e da minha equipe. E estamos por meio do vídeo reconhecendo o erro e dizendo que da parte do Governo do Estado esse nome já está revogado. Assinei na manhã deste domingo uma portaria revogando o nome de Nelson Mandela e quero registrar o pedido de desculpa. Quero pedir também para que as instituições e lideranças possam nos mandar ao longo do mês de setembro novas proposta de nome para a penitenciária de Picos”, afirmou no vídeo.

VÍDEO:


Comente aqui