por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo
O Governo do Estado anunciou na manhã de hoje (27) que a reunião entre o governador Wellington Dias (PT) e o ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, definiu o futuro da Eletrobrás. A empresa, segundo foi divulgado, passa agora a ser administrada pelo Governo Federal, diretamente ligada à União, sem ser uma concessionária Eletrobras.
A incerteza em torno do contrato com o Governo Federal ainda continua. Uma fala do governador dá um tom de dúvida sobre o futuro da empresa, já que o contrato com a União é temporário.
“Nós temos um contrato temporário, enquanto a União toma as decisões. Sobre isso, o ministro diz que não tem ainda uma posição clara a tomar. Que será fruto de um entendimento entre o ministério, a nova direção da Eletrobrás e o próprio presidente [Michel Temer]”, colocou Wellington.
MELHORIAS
A garantia, para o governador, é aproveitar o período em que a empresa estará federalizada para arrumar recursos e melhorar a situação de endividamento pela qual tem passado a Eletrobras.
“O ponto positivo nessa decisão é que ela continua uma empresa pública, agora sem inadimplência. Ou seja, por ser, na sua origem, uma empresa da União, ela tira todas as inadimplências existentes e, com isso, passa a acessar, por meio desse contrato, todos os recursos, os créditos que tem com o consumidor de baixa renda, créditos junto à própria União e contratos com a Caixa Econômica Federal”, garantiu o governador.
Comente aqui