Eleição suplementar para prefeito de São Lourenço acontece no domingo; terceira consecutiva no Piauí

Tudo pronto para mais uma eleição suplementar para prefeito e vice no Piauí. A cidade da vez é São Lourenço, a mais de 500 km de Teresina. O pleito está marcado para acontecer no domingo, dia 06, a partir das 08 horas da manhã. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) disponibilizou nesta sexta-feira, 04, em seu site um link com as informações referentes aos locais de votação. 

O motivo da eleição

O prefeito eleito em São Lourenço, Biraci Damasceno (PSD), foi cassado, no dia 11 de abril deste ano, por compra de votos. Iran Damasceno (PSD), presidente da Câmara de Vereadores do município e irmão do ex-gestor, assumiu a administração da cidade.

O prefeito eleito em São Lourenço-PI, Biraci Damasceno (Foto: Reprodução | Facebook)

A família vai tentar manter a hegemonia, a missão ficou a cargo do advogado Dr. Thiago Santana (PSD), sobrinho de Iran e Biraci. Mundola Marques, do PT, será o adversário. 

Thiago Santa (de camisa azul-clara), em reunião ao lado de lideranças políticas, do ex-prefeito Biraci Damasceno (do lado esquerdo do sobrinho) e do deputado estadual Georgiano Neto (de camisa polo branca) (foto: Reprodução | Facebook)

Juazeiro do Piauí

Já são três eleições suplementares no Piauí desde as últimas eleições municipais. O primeiro caso ocorreu em dezembro de 2020, em Juazeiro, a 165 km de Teresina. O prefeito eleito, Antônio José de Oliveira (PT), o Tonho Veríssimo, teve sua candidatura indeferida devido a um processo referente ao ano de 2015, quando foi condenado por operar uma rádio clandestina. 

A eleição suplementar para prefeito de Juazeiro do Piauí terminou com a vitória de José Wilson Gomes (PCdoB). Ele conquistou 61,85% (ou 2.481) dos votos válidos, contra 38,15% (1530 votos) de Cristiano Galdino (PSD). O novo pleito foi realizado no dia 03 de outubro de 2021. 

José Wilson Gomes (Foto: Reprodução | Facebook)

Murici dos Portelas

Depois de Juazeiro, foi a vez de Murici dos Portelas, a 265 km de Teresina.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu cassar, em novembro de 2021, o mandato da prefeita eleita, Ana Lina Cunha (PSD). A Corte decidiu que ela não poderia ter sido candidata em 2020, uma vez que, no mandato anterior (2016-2020), ela ainda estava casada com o então prefeito do município, Ricardo Sales.

As eleições suplementares ocorreram no dia 03 de março de 2022. Francisca das Chagas Correia de Sousa, a Chaguinha da Saúde, saiu vencedora devido ao apoio de 55,35% (2.422) da população da cidade de Murici. 

Chaguinha ao lado dos ex-prefeitos Ricardo Sales (de máscara e camisa azul) e Ana Lina Cunha (de boné) e do deputado estadual Georgiano Neto (Foto: Divulgação | Ascom)

Chaguinha disputou contra Aurideia Santos (PTB), que obteve 44,65% (1.954) dos votos.

Comente aqui