Rafael Fonteles autoriza ampliação de metrô e promete ferrovia

O governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), prometeu recorrer ao Executivo Federal para viabilizar a reativação da ferrovia que liga Teresina a Luís Correia. O petista anunciou, em entrevista jornalística concedida nesta quarta-feira (09), que vai propor a inserção da ideia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para isso pretende "sensibilizar" o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (foto: Jailson Soares | PD)

E não vai precisar nem ir até Brasília... Segundo o próprio chefe do executivo estadual, Lula, provavelmente, cumprirá agenda no Piauí na última semana deste mês. 

Demanda antiga

A retomada das atividades correspondentes à ferrovia é pauta antiga. Em 2009, por exemplo, o então ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, fez a mesma promessa. 

Rafael até que vem mostrando interesse em tirar o projeto do papel. Aliás, 2022, durante a campanha política, o petista falou em iniciar o processo de implantação da Ferrovia do Norte Piauí, ligando Teresina a Parnaíba. Está no plano de Governo.

Metrô

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (de terno e gravata azul), autorizou nesta quarta-feira o início da ampliação do Metrô de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Rafael Fonteles anunciou, também nesta quarta-feira, o início dos serviços para a ampliação do percurso do Metrô de Teresina. O projeto, que inclui obras para a melhoria de todo o sistema, foi orçado em R$ 200 milhões. Os trabalhos tiveram início hoje.

Governo do Piauí deu início às obras de ampliação do Metrô de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

O novo ramal contará com 2,5 quilômetros de extensão, saindo da Estação Boa Esperança e indo até o conjunto Colorado, região do grande Dirceu (zona Sudeste).

Comente aqui