Largar o mandato de deputado para ser candidato a vice-prefeito? No Piauí já aconteceu

Com o desejo, no corpo todo, de ser pré-candidata a prefeita de Teresina, a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) voltou a dizer, na imprensa, que poderá abdicar do sonho para ser a vice do indeciso Silvio Mendes (União Brasil). 

Da esquerda para a direita: a deputada estadual Bárbara do Firmino e Silvio Mendes, ex-prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Jura…

Quem jogaria fora um mandato de deputado para se dedicar a uma aventura arriscada? Enfrentar um adversário nutrido pela máquina governamental ao lado de um parceiro de grupo pouco proativo, tanto esforço para, no final das contas, ser uma mera coadjuvante? 

Quem escuta a deputada falando não acredita, mas, se acontecer, não será inédito. 

Deoclécio Dantas, o corajoso

Deoclécio Dantas, jornalista, ex-deputado estadual ex-vice-prefeito de Teresina (foto: Reprodução | Portal G1 Piauí)

O Piauí já registrou um caso e foi em 1985. O corajoso foi o jornalista Deoclécio Dantas, à época deputado estadual pelo PMDB (hoje MDB). Deixou de lado o mandato, mas foi eleito, no dia 15 de novembro daquele ano, vice-prefeito de Teresina na chapa encabeçada por Wall Ferraz (PMDB). 

Quem substituiu (de forma definitiva) Dantas na Alepi foi o hoje conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Piauí) Kleber Eulálio.

E Wall Ferraz também arriscou. Para disputar a Prefeitura da capital ele renunciou ao cargo de deputado federal, abrindo espaço na Câmara para a efetivação de Carlos Augusto de Oliveira.

Comente aqui