FERNANDO LOPES MAIS UMA VEZ

Hélio e Carmelita são réus em processo (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

De novo, não foi dessa vez. O processo que pode confirmar a cassação da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, e deixar inelegível por oito anos o deputado estadual Hélio Isaías, ambos do Progressistas, segue emperrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Nesta segunda-feira (11), o caso voltou à pauta, mas novamente não teve desfecho.

Desde o início do ano, o TRE-PI já realizou cerca de 10 sessões ordinárias para tentar julgar o emblemático processo. Na sessão por videoconferência desta segunda-feira, um novo pedido de vista suspendeu o julgamento. O personagem responsável é novamente o desembargador Fernando Lopes. Ele já havia pedido vista no final de março, o que fez o julgamento parar até esta segunda-feira. Agora, pediu vista de novo. 

Dessa vez, o pedido foi com relação à Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) que tramita junto com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). As duas referem-se ao mesmo caso e por isso são discutidas conjuntamente. Quando todos esperavam que Fernando Lopes fosse dar o voto após ter pedido vista da Aije, ele agora decidiu pedir vista da Aime.

Fernando Lopes fez novo pedido de vista (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Com isso, vai apresentar os dois votos, tanto da Aime quanto da Aije, na sessão ordinária do próximo dia 19, data já definida para que o processo volte à pauta do Tribunal. 

Fernando Lopes é o mesmo que, no mês de março, mudou o voto numa questão de ordem levantada pela defesa dos réus e foi decisivo para que fossem juntadas a Aime e a Aije no mesmo julgamento. Na ocasião, a mudança de voto fez com que o julgamento fosse adiado.

Até agora, o placar continua 1 x 0 pela cassação da prefeita Carmelita, do vice-prefeito Beto Macêdo, de três vereadores e pela inelegibilidade do deputado estadual Hélio Isaías. No dia 23 de abril, o relator do caso, juiz Charlles Max Pessoa, votou pela manutenção da decisão de primeira instância que cassou os réus por vários crimes eleitorais. 

Com o novo pedido de vista de Fernando Lopes, nenhum outro juiz votou e tudo continua como terminou em 23 de abril. Com mais essa suspensão, o TRE-PI segue entalado com o polêmico processo na garganta, mesmo após vários meses de intensas discussões acerca do caso.

LEIA TAMBÉM:
Placar de 1x0 e pedido de vista no TRE

Desembargador muda voto e julgamento é suspenso

Comente aqui