SECRETÁRIO ADMITE RISCO DE ATRASAR A FOLHA NOS PRÓXIMOS MESES

Rafael admitiu o grave risco de atrasos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, admitiu nesta segunda-feira (18) em entrevista à TV Cidade Verde que existe o risco do governo atrasar a folha de pagamento já nos próximos meses. Ele disse que o Piauí é um dos poucos estados do país que ainda estão mantendo a folha em dia, mas que essa situação dificilmente será mantida.

“Estamos tendo que fechar tudo para focar apenas no calendário de pagamento, inclusive em dezembro quando temos duas folhas, no caso o 13º salário. Nosso esforço todo é para manter o pagamento em dia. Somos um dos poucos estados da Federação que ainda têm essa situação, mas vai ser difícil nós termos essa situação mantida pelos próximos meses”, disse.

Rafael Fonteles informou ainda que o Piauí deve ultrapassar o limite prudencial de despesas já ao final do balanço financeiro deste mês de setembro, o que afasta totalmente a possibilidade de reajuste para qualquer categoria. Esses reajustes, segundo ele, não devem acontecer nem mesmo em 2018.

EMPRÉSTIMOS NÃO RESOLVEM
Na entrevista, o secretário lembrou que o dinheiro para alguns investimentos e obras estão assegurados por meio dos empréstimos tomados pelo governo do Estado, mas que eles não resolvem a situação da folha salarial dos servidores.

A fala vai de encontro a uma declaração dada em maio deste ano pelo superintendente do Tesouro Estadual, Emílio Júnior. Na ocasião, ele disse que os empréstimos contraídos pelo governo são para infraestrutura, mas que acabam ajudando no pagamento da folha dos servidores de maneira indireta, pois evitam que dinheiro do tesouro seja tirado para obras.

Comente aqui