A DIPLOMAÇÃO DE RAFAEL

O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e seu vice-governador, Themístocles Filho (MDB), além do senador eleito Wellington Dias (PT), bem como os 10 deputados federais e 30 deputados estaduais, serão diplomados no dia 16 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Também deverão ser diplomados alguns suplentes.

Rafael foi eleito no 1º turno com mais de 300 mil votos que seu principal oponente (foto: Jailson Soares/ PD)

A cerimônia acontecerá às 19h no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-PI) na praça Edgar Nogueira, no Centro de Teresina. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

Ainda conforme o Tribunal, a entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. O ato para diplomação do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve acontecer no próximo dia 12 de dezembro.

Comente aqui