PDT JÁ TRABALHA NOME PARA PREFEITURA DE TERESINA
O "MENINO DE LULA" VIRA DISPUTA NA CHEGADA, VENCE AS ELEIÇÕES COM MAIORIA DE ___ VOTOS E GARANTE HEGEMONIA DO PT NO ESTADO DO PIAUÍ
02/10/2022 19:00Rafael Fonteles (PT), empresário e ex-secretário da Fazenda do Estado, foi eleito neste domingo (2) governador do Piauí no primeiro turno. O anúncio de que o petista estava matematicamente eleito só foi feito com 93% das urnas apuradas, às 21h10.
Esta é a 5ª vitória do PT em primeiro turno para o governo desde as eleições de 2002. As 4 primeiras tiveram Wellington Dias como candidato.
O "Menino de Lula", como a campanha decidiu rotular Rafael, obteve 57,17% dos votos válidos, que representa um total de 1.115.139 eleitores. Considerando a campanha desde seu início, esta foi uma virada e tanto quando, afinal as primeiras pesquisas de intenção de voto apontavam que, em tese, o candidato do grupo político do ministro Ciro Nogueira (Progressistas) teria uma vitória fácil.
Mas as pesquisas do início da campanha foram contrariadas pelos fatos: o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), ficou em segundo lugar com 811.806 votos, o que corresponde a 41,62% dos votos válidos. A diferença entres os dois foi de 301.639 votos.
Nas eleições de 2022, um total de 2.573.810 (mais de dois milhões e meio de eleitores) estavam aptos a votar. Anularam seus votos 108.485 (5,17%), e votaram em branco 53.823 piauienses (2,57%).
Filiado ao Partido Dos Trabalhadores (PT) desde a juventude, o candidato eleito pelo partido ao Governo do Estado é considerado a nova geração da sigla no Estado. Filho do ex-deputado Federal Nazareno Fonteles (PT) e de Nereida Fonteles. Rafael é casado com Isabel Fonteles, com quem três filhos.
Tido como "aluno prodígio" do Instituto Dom Barreto, Rafael se destacou por ganhar várias medalhas nas Olimpíadas Internacionais de Química, Física e Matemática. Tendo sido aprovado em 1º lugar geral da UFPI para o curso de Matemática, onde se formou bacharel. Ainda aos 18 anos, Rafael abriu seu próprio cursinho de pré-vestibular. Fez mestrado em Economia Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Aos 37 anos, Rafael assume pela primeira vez um mandato político conquistado através de uma eleição. O seu primeiro cargo público de destaque foi ocupado no ano de 2015, quando a convite do então governador Wellington Dias (PT) assumiu como Secretário da Fazenda do Estado do Piauí, tendo gerido a pastar por sete anos, deixando o cargo em março de 2022 para disputar a eleição ao governo.
Ainda como secretário de Fazenda, foi presidente da Comsefaz, comitê que reúne secretários de Fazenda de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. Em 2020, Rafael foi colocado pelo governador Wellington Dias como coordenador do Programa PRO-Piauí, criado pelo Governo para realizar obras, ações e levar equipamentos importantes nas mais diversas áreas em todo o Estado.
Ainda no início da campanha, pouco conhecido “politicamente” pela população piauiense, a campanha de Rafael Fonteles teve como estratégia associar o nome do candidato ao Governo do Piauí a campanha presidencial do Lula (PT).
Nas primeiras pesquisas de intenções de votos, o candidato aparecia bem atrás do seu principal oponente, o candidato Sílvio Mendes, mas do meio pro fim da campanha viu essa diferença desaparecer e conseguiu ultrapassar Sílvio Mendes na reta final da campanha. A eleição de Rafael Fonteles, garante a continuidade do grupo político do PT a frente do Governo do Estado, que teve início com a primeira eleição de Wellington Dias (PT), ainda, em 2002.
ENTREVISTA: Petrus Evelyn, jornalista ameaçado de morte que vai disputar vaga de deputado estadual
Comente