GOVERNADOR NEGOCIA VAGA NO TCE

Com receio de uma derrota na eleição para conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) -- que acontece nesta quinta-feira (16/09) na Assembleia Legislativa --, o governador Wellington Dias (PT) já estaria se articulando nos bastidores uma forma de evitar o constrangimento nas urnas de sua candidata a deputada Flora Isabel (PT). A parlamentar é um dos 10 candidatos ao cargo de conselheiro e disputa a vaga diretamente com outros três parlamentares: Zé Santana (MDB), Flávio Júnior (REP) e Wilson Brandão (PP).

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Nos bastidores da ALEPI, o que se comenta é que os outros deputados candidatos teriam conseguido mais apoios que a deputada petista, mesmo ela tendo ao seu lado o onipresente governador. Porém, teria sido justamente essa intromissão do governador que descontentou os deputados da Casa, os únicos com direito de voto na eleição para conselheiro.

Logo, sem querer amargar uma derrota, o governador já estaria articulando para abrir mais uma vaga de conselheiro no Tribunal. Dessa vez, a vaga que pertence ao Poder Executivo, ou seja, que o governador indica de forma direta. Para isso, estaria tendo uma conversa entre ele e o conselheiro do TCE, Olavo Rebelo, que foi indicado em 2007 pelo próprio Wellington Dias, em seu segundo mandato. Na época, Olavo cumpria sua quarta legislatura de deputado estadual pelo PT.

Desta forma, com uma possível aposentadoria de Olavo Rebelo, o governador teria na manga mais uma vaga de conselheiro do TCE. Vaga essa que não precisaria de eleição, mas somente de uma indicação do próprio governador e aprovação deste nome na ALEPI (o que não seria difícil, pois a base do governo na Alepi é maioria). Assim, o governador poderia nomear a própria Flora Isabel para Conselheira, direto sem precisar passar por votação na Assembleia, ou mesmo conversar com os outros candidatos na Assembleia para que “deixassem” a Flora ganhar e "logo logo", o Executivo poderia indicar o segundo colocado para vaga de conselheiro, caso se confirme a aposentadoria de Olavo.

OLAVO NEGA INFORMAÇÃO

Em entrevista ao Portal Política Dinâmica, o conselheiro do TCE Olavo Rebelo nega que tem tido qualquer conversa com o governador Wellington Dias, mas diz que já poderia sim se aposentar com todas as regalias que o cargo lhe proporciona caso deseja-se isso.

“Há meses eu não converso com o governador Wellington Dias, tudo isso não passa de especulação. Mas, toda vez que tem eleição no Tribunal surgem com essa história. Afinal há nove anos eu já posso me aposentar, mas não pretendo agora, apesar de já ter 48 anos de contribuição à previdência”, justificou Olavo.

Conselheiro do TCE - Olavo Rebelo.

Com 67 anos, o conselheiro ainda tem oito anos pela frente caso deseje continuar exercendo a função de conselheiro, cuja aposentadoria compulsória só ocorre quando o membro da corte completa 75 anos. Por outro lado, caso deseje “pendurar a toga” mais cedo, poderá dar  ao governador Wellington Dias o poder de barganhar com essa vaga de conselheiro, podendo até mesmo acomodar um importante aliado político nas eleições de 2022, uma vez que a chapa majoritária, em tese, já está cheia até o gargalo com o próprio PT.

Comente aqui