DEPUTADA QUER DISPUTAR O GOVERNO

A pré-campanha para o governo do Piauí em 2022 já está “a todo vapor” no Piauí, se por um lado o atual governador Wellington Dias (PT) tem feito caravanas pelo estado com seu pré-candidato Rafael Fonteles (PT) para prometer obras com dinheiro do empréstimo bilionário que conseguiu junto aos bancos. Por outro, a oposição, que até pouco tempo se mostrava confusa sobre qual seria sua cabeça na chapa, parece já ter escolhido um nome que promete botar para escanteio alguns nomes consideráveis.

Silvio Mendes e Iracema Portella (fotos: ascom)

Isso mesmo, na oposição o nome da vez é o da deputada federal Iracema Portella (PP), ex-esposa do senador e agora ministro da Casa-Civil, Ciro Nogueira (PP). Logo após o anúncio do PP no Piauí de que Ciro não deixaria o ministério para ser candidato, tratou-se logo de manter a família Nogueira e Portella nas cabeças da disputa, agora tentando emplacar de qualquer jeito o nome da deputada federal.

E a parlamentar, em poucos dias de início de pré-campanha já mostrou que terá uma base política para sua candidatura no interior do Estado. Nesta quarta-feira (2), o prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PP), fez um grande evento nomeado de “o Grande Encontro – o Futuro do Piauí em Boas Mãos”, onde reunião mais de 20 prefeitos da região, além de deputados estaduais como Júlio Arcoverde (PP), Marden Menezes (PSDB), B.Sá Filho (PP), a senadora Eliane Nogueira (PP) e o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB).

Silvio Mendes inclusive já havia se lançado dias atrás como pré-candidato ao governo do Piauí pela oposição, porém, a estrela maior da festa foi a deputada federal Iracema Portella. Pelo visto, o tucano terá que mais uma vez se contentar com possível papel coadjuvante de candidato a vice-governador na chapa que está se formando e que já é liderada pela deputada. Assim, o ex-prefeito poderá não ficar de fora de mais uma eleição, já que em 2020 chegou a ser cotado como pré-candidato a Prefeitura de Teresina, mas foi preterido pelo secretário municipal de Educação de Teresina (na época), Kleber Montezuma (PSDB), que mesmo com o apoio do prefeito Firmino Filho acabou derrotado no 2º turno. 

“Nos podemos mudar o governo do Estado, porque temos criatividade, competência e quando uma mulher decide fazer, vocês sabem que ela faz. Eu estou aqui como política, como mulher, como mãe, querendo cuidar do nosso estado, cuidar do Piauí”, afirmou Iracema em seu discurso, sendo bastante aplaudida.

Nos bastidores, o que se comenta é que o evento marcou o lançamento da pré-campanha para o governo do Piauí, com o aval não só de Ciro Nogueira, mas do próprio presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e de outros membros do Progressistas e até do PSDB, que poderão se contentar com a vaga de vice na chapa em 2022.

O PP da deputada tem um forte apoio no interior do Estado, tendo elegido 84 nas eleições municipais de 2020, quase 40% do total. Para somar forças, a estratégia de ter Silvio Mendes como um candidato a vice pode contribuir para conquista do eleitorado também na capital. Agora é aguardar os próximos capítulos, para saber até onde vai essa pré-candidatura e se o PP desembarcará de vez do governo Wellington Dias (PT) para começarem a campanha da oposição de verdade.

Divulgação e repercussão do evento nas redes sociais.

Fotos: Ascom

Comente aqui