Prefeitura entrega títulos de posse para 153 famílias da zona Rural

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã de domingo (27), da entrega de registros de imóveis, para 153 famílias residentes dos povoados Camboa II e III, na zona rural norte da cidade. O evento aconteceu na sede da Associação de Moradores do Camboa III, faz parte da agenda de comemorações do aniversário de 171 anos de Teresina e contou com a presença da primeira-dama Samara Conceição.

Dr. Pessoa ressaltou que a regularização é o benefício voltado para os mais vulneráveis e, na história de Teresina, é a primeira vez que uma gestão municipal se volta para realizar uma ação como essa. “Com os registros, as famílias passam a ter a garantia da posse legal das suas residências, um sonho esperado há 17 anos por eles”, comentou o prefeito.

O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB, João Duarte, falou sobre a realização do evento. “Este é o momento mais esperado de todo o processo é quando concretizamos o sonho dos moradores. Primeiramente, fizemos a regularização fundiária do Camboa II e III, que são aproximadamente 45 hectares, depois fizemos o parcelamento do solo, na qual ficou regularizado 153 lotes, e as famílias estão aqui, recebendo das mãos do Dr. Pessoa, seus registros de imóveis”, falou.

João Duarte ainda agradeceu a Deus, e toda sua equipe. “Gratidão, por nos dar essa oportunidade de estarmos vivenciando esse momento, porque os moradores de sentiam inseguros em relação aos seus imóveis, e a partir de hoje, o prefeito Dr. Pessoa juntamente da equipe da ETURB, está garantindo a moradia de cada cidadão desse lugar”, complementou.

A presidente da Associação de Moradores do Povoado Camboa III, Ana Cristina, destaca a sensibilidade do prefeito Dr. Pessoa em atender essa reivindicação antiga. “Hoje é um dia histórico que vai ficar marcado nas nossas memórias, já são muitos anos de espera, mas hoje só temos agradecer em nome de todos que fazem a Prefeitura, a ETURB que contribuíram para realização desse sonho”, disse a liderança.

Umas das primeiras moradoras da Camboa II, Francisca Matias, falou que foi um presente receber a documentação de sua casa. “Receber a escritura de nossas casas, depois de muita luta que passamos ao chegar nesse lugar, é um presente de Deus, ele nos enviou o Dr. Pessoa e sua equipe para realizar esse sonho”, relatou Matias.

O senhor Valdinar Oliveira não escondeu o sentimento de alegria e gratidão repetia diversas vezes, que estava muito feliz. “Estou muito feliz com esses documentos em mãos, agora eu posso dizer que somos os proprietários de nosso lote e de nossa casinha”, disse o produtor agrícola.

Muita emoção foi uma cena registrada por várias vezes, a irmã Maria, também uma das primeiras moradas da Camboa II, não escondeu as lágrimas e ficou emocionada ao receber seus documentos das mãos do prefeito.

Para receber o título de posse do imóvel, o requerente ou seu cônjuge apresentaram documento de identificação com foto. “Nossas equipes montaram toda a estrutura necessária no local do evento para que as famílias recebam os documentos rapidamente”, completa a coordenadora de Regularização Fundiária da ETURB, Camilla Rosal.

A meta da Prefeitura de Teresina é entregar 10 mil registros de imóveis neste ano, contemplando 30 núcleos urbanos na cidade, e 60 mil até o final de junho do próximo ano. O evento contou com as presenças de vereadores, autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores da região.

Comente aqui

Prefeitura de Teresina promove ação social para os moradores da Vila Coronel Carlos Falcão

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã de sábado (26), da Ação Social realizada para os moradores da Vila Coronel Carlos Falcão, região Sudeste da capital. O projeto promove a ampliação da cidadania, por meio da realização de várias atividades como corte de cabelo feminino e masculino, manicure, design de sobrancelhas, coleta de exames de glicemia, hepatite B, HIV, verificação de pressão arterial e orientações de saúde.

Dr. Pessoa destacou que o objetivo da ação é fortalecer os vínculos das famílias que utilizam os programas e serviços socioassistenciais, levar informação, estabelecer parcerias e promover cidadania.

“A Prefeitura vem buscando estar cada vez mais perto da população, descentralizando os serviços e atendimentos para garantir mais cidadania e bem-estar ao nosso povo. Hoje, a Vila Carlos Falcão foi contemplada com essa ação especial, seja com os atendimentos na área da saúde ou com os serviços trazidos pela equipe da assistência social. Fica o nosso agradecimento a todos que participaram desse momento maravilhoso”, enfatizou o prefeito Dr. Pessoa.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores da Vila Coronel Carlos Falcão, Vanderlúcia Tavares, a Associação tem o dever de buscar essas atividades de ação e cidadania para comunidades. “Contamos com o apoio do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para que os nossos moradores que somam um número de cinco mil pessoas possam receber todos esses serviços que proporcionam momentos de cidadania, de lazer, de construção social”, falou a presidente.

O vereador Roberval Queiroz, morador da região, esteve presente e falou que ações como essas, que tornam as pessoas mais perto da administração municipal devem se repetir. Ele destacou ainda, que várias demandas solicitadas por ele, serão executadas, a exemplo de pavimentação asfáltica para as algumas ruas, que estão acontecendo dentro da programação do aniversário da cidade.

“É sempre gratificante poder contribuir de alguma maneira com os serviços hoje trazidos para as comunidades. Essas ações de cidadania é uma determinação do prefeito Dr. Pessoa, que sempre nos orienta a estar mais perto do povo, essa é a marca da gestão”, disse o presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva.

Para a superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas Sudeste I, Vani Queiroz, o evento tem mostrado o quanto a população gosta dessas atividades. “Um momento em que participamos com muita satisfação, junto com os demais parceiros, desde o momento da limpeza do local, na organização, até no atendimento, com equipes de cadastramento para serviços de utilidade pública e benefícios para a comunidade”, pontuou Vani Queiroz.

Comente aqui

Semec participa de seminário sobre integração social de PCDs

A Secretária Municipal de Educação (Semec) participou na manhã desta sexta-feira (25) do 1° Seminário Municipal de Política de Atenção para Pessoas com Deficiência, ocorrido no Auditório Joviano Maximimo de Alencar, da Associação Piauiense de Municípios (APPM), zona Sul de Teresina. A Secretaria esteve presente no evento através da coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, professora Amanda Kardia.

O encontro foi uma parceria entre a Semec e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Do lado das organizações que lutam pela inclusão dos PCDs estiveram presentes a Associação de Amigos e Familiares da Pessoa com Deficiência (Prismas), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), dentre outras.

A coordenadora Amanda destacou as formações quinzenais que a Semec realiza com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “A informação é essencial, visto que o principal desafio na Rede para garantir inclusão é a formação de professores. Então, procuramos levar os principais conhecimentos acerca do tema e ensinar como lidar com o aluno PCD”, pontua.

O seminário foi um momento dos órgãos municipais diretamente envolvidos em iniciativas de acessibilidade demonstrarem suas ações dentro desse espectro diante da sociedade civil e associações. A manhã também foi um momento de debate, em que o público pôde apontar demandas e apresentar reclamações relativas à inclusão de acessibilidade para PCDs de uma forma geral, como forma de construir um diálogo entre Poder público e sociedade civil.

Comente aqui

Prefeitura inaugura campo do bairro Morada do Sol

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (25), a nova arena do bairro Morada do Sol, localizado no cruzamento das ruas Orlando Carvalho com Azar Chaib.

O espaço recebeu revitalização completa, com aplicação de grama sintética, iluminação em led, novas grades de proteção e pintura. A obra foi realizada com investimento de R$284.000,00 com recursos próprios da prefeitura e de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Fábio Abreu, que havia destinado a emenda em 2017.

Comente aqui

Prefeito de Teresina inaugura iluminação de prolongamento da Av. Kennedy

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, participou, na noite deste sábado (19), da inauguração da iluminação pública do prolongamento da avenida Presidente Kennedy, na zona leste da cidade. A iluminação é obra da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) e foram investidos R$ 450 mil.

Segundo Dr. Pessoa, essa é apenas uma das obras que estão sendo entregues em Teresina no mês de aniversário da cidade.

“Hoje já é a quarta localidade que estou presente fazendo eventos e entregando obras nesse mês especial que é o aniversário de Teresina. Obras em todo lugar e vamos dar continuidade em setembro. Em dezembro, vamos entregar outro pacotão de obras. Aqui, eram mais de 20 anos no escuro e agora estamos deixando essa avenida bem clara”, destacou o prefeito.


O trecho que está agora iluminado é a saída de Teresina para União e de acordo com o presidente da Eturb, João Duarte, é uma determinação do prefeito.

“Estamos aqui no sábado com o Dr. Pessoa que está inaugurando o prolongamento aqui da Avenida Kennedy na questão da iluminação pública. É mais uma obra que inauguramos em comemoração ao aniversário da cidade. E a tendência agora para os próximos dias a Eturb, com a autorização do nosso prefeito, vamos ampliar o serviço de iluminação pública para toda a cidade, pois sabemos que com a melhoria da iluminação reduz os índices de violência e também melhora a questão da qualidade de vida durante a noite. Então estamos com essa determinação do prefeito e vamos tocar adiante”, explicou o presidente.

O coordenador de Iluminação, Paulo Roberto da Iluminação, explicou que o investimento é total para a população com o objetivo de levar mais segurança e desenvolvimento para a a região.

“É uma obra importante para a população, ela começa aqui do balão do Soinho até o final da duplicação da estrada que vai para União. Aqui são 55 postes, 110 luminárias, é uma obra valendo um total de 420 mil reais. Uma obra que realmente vai levando essa segurança e a melhoria das entradas da cidade. É isto que Dr. Pessoa tem pedido para toda equipe, ilumine toda Teresina, especialmente as entradas. Então são quase dois quilômetros de rede elétrica para deixar a entrada mais iluminada. O próximo que vamos iluminar é a ponte férrea que liga a Timon. E essa que entregamos hoje é a entrada pra quem vem do sentido de União”, disse o coordenador.

Ariclenes de Freitas é liderança da Grande Socopo e contou sobre o sentimento para a comunidade de ver a obra pronta.

“É gratificante. A gente já estava na espera de receber essa grandiosa obra que é a iluminação pública do qual a nossa comunidade pediu para o prefeito e ele não mediu esforços. Quando recebeu a obra do governo já foi imediatamente botando a iluminação. São mais de 40 comunidades que passam aqui todo dia, então, para a gente é mais segurança para todos nós”, contou Ariclenes.

Comente aqui

Prefeito Dr. Pessoa inaugura píer flutuante no rio Parnaíba

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, na manhã deste domingo (20), o píer flutuante do rio Parnaíba, localizado na avenida Maranhão, em frente ao Iate Clube de Teresina. A solenidade de entrega é em alusão às festividades de aniversário dos 171 da capital.

De acordo com Dr. Pessoa, é a entrega de mais um ponto turístico e de lazer para a população desfrutar, principalmente nos finais de semana.

“É um patrimônio de todos, é um píer para todos, para a população de Teresina. E esse é só o começo, ainda vamos fazer mais. E no aniversário da nossa Teresina é mais um presente para ela, é um presente também para o Iate Clube que faz parte da história de Teresina. Uma opção de lazer para todos”, destacou o prefeito.

Para o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, é uma felicidade enriquecer a experiência de mais um ponto turístico para a população de Teresina. Ele ainda destacou os investimentos e trabalhos realizados no local.

“Estamos muito felizes de entregar mais uma obra, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, fizemos uma investimento de 975 mil reais nesse píer flutuante , instalamos uma nova plataforma, rampas de acessibilidade, fizemos toda a urbanização da calçada com floreiras, bancos, quiosques e fizemos uma pintura temática representando o sol da nossa querida Teresina e os barqueiros. É uma felicidade contribui com a cidade com mais um ponto turístico, mais um ponto de lazer e mais um lugar para o pessoal da náutica. É uma obra esperada há 20 anos e hoje estamos fazendo a entrega”, explicou o superintendente.

O ex-senador Elmano Ferrer chegou a destinar uma emenda para construção do píer, mas a obra não foi realizada. Durante a solenidade de entrega deste domingo ele falou da necessidade e importância da obra e o motivo de destinar a emenda.

“Quando destinei o meu amigo presidente e comodoro aqui do Iate, Gilson Vasconcelos, me falou da necessidade e eu sempre fui sócio do Iate, então, na época tive condições de destinar via prefeitura uma emenda parlamentar é assim o fiz. É uma obra que vai além de atender o público, vai atender as pessoas do Iate. Então, é uma obra de interesse público e por isso coloquei essa emenda. Ela não foi usada, pois apareceram outras necessidades na área da saúde, mas agora o Dr. Pessoa fez a obra”, disse Elmano.

Comente aqui

Escola Municipal São José recebe reforma e ganha quadra poliesportiva

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, na tarde desta sexta-feira (18), a reforma da Escola Municipal São José, localizada no povoado Cantinho do Sul, zona Rural Sul da capital.

Além da reforma das salas, a escola ganhou uma quadra poliesportiva, construída para a realização de atividades físicas e complementares dos alunos. A obra custou R$ 468.987,65 e foi realizada com recursos da Prefeitura de Teresina.

“É uma região que tem vários povoados e atende diversas crianças. É uma alegria ver as crianças e a comunidade recebendo uma escola com salas estruturadas e uma quadra de qualidade. É uma satisfação, principalmente por ser da zona rural”, destacou Dr. Pessoa, Prefeito de Teresina.

O vereador licenciado e atual secretário municipal de Meio Ambiente, Luís André, destinou emenda parlamentar para a reforma e construção da quadra no ano de 2018, mas não teve a sua emenda executada na época. Ele agradece pela realização da obra e ressalta que a escola hoje oferece a estrutura necessária para a população.

“Visitei a escola São José em 2018 e nos sensibilizamos com a causa. Infelizmente, não conseguimos realizar a obra na gestão passada, mas hoje, com recursos da Prefeitura de Teresina, a quadra foi entregue a população. Quem ganha são as crianças e jovens, que são o futuro da nossa cidade”, disse Luís André.

Irenildes Menezes é moradora da região há 18 anos e fala sobre os benefícios que chegam para a comunidade com a reforma da escola.

“Há 18 anos eu acompanho o sofrimento dos alunos e dos funcionários. Não tinha espaço adequado para realizar atividades físicas e escolares como uma festa junina, por exemplo. É um sonho realizado que vai trazer conforto para nossas crianças”, comentou.

Comente aqui

Prefeito Dr. Pessoa participa de Sessão Solene na Câmara de Vereadores em homenagem ao aniversário de Teresina

O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, participou, na manhã desta quarta-feira (16), da Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores da capital, pela passagem dos 171 de Teresina. Na ocasião, estiveram presentes vereadores, representantes do poder municipal e a sociedade em geral.

Segundo o prefeito, o momento é de comemoração, tendo em vista, que durante a celebração dos 171 anos, a cidade de Teresina tem ganhado como presente importantes obras.

“Nós estamos avançando nas políticas públicas que é o objetivo principal da Prefeitura de Teresina. Isso não quer dizer que a gente não olhe para o poder empresarial, mas estes precisam de infraestrutura e nós estamos dando. Se você der uma passada no Polo Empresarial Sul, principalmente, mas também no Norte, praticamente não tem reclamação porque nós estamos dando a infraestrutura de um modo geral, incluindo iluminação, acessibilidade e internet. É obra de pavimentação, mobilidade, investimentos na educação, entre outras realizações”, afirmou Dr.Pessoa.

O líder do prefeito na Câmara, o vereador Antônio José Lira, destacou o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pessoa com a cidade.

“Tenho um grande respeito e o amor pela cidade de Teresina, eu vejo uma cidade com esperança. O prefeito, Dr. Pessoa, já avançou muito com grandes avenidas, neste ano de 2023, é o ano da gestão do prefeito. Alguns projetos de lei estão vindo para Câmara semana que vem, a exemplo, “Minha Casa, Minha Vida”, pegando o baixa renda, vem, também, o projeto que nós estamos torcendo sobre o Centro da cidade, são 250 mil pessoas que dependem do Centro, que trabalham, mas não podem morar no Centro de Teresina, porque não podem construir. E o prefeito está idealizando junto ao empresariado exatamente para dar uma sacudida no hábitat, que tem estrutura e infraestrutura, além de geração de renda e emprego com a construção civil”, explicou o vereador Antônio José Lira.

O presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel, deixou suas felicitações à cidade de Teresina. “São 171 anos de história da nossa cidade de Teresina. Quero aproveitar e parabenizar todo cidadão Teresinense e a nossa capital, pelos 171 anos. Enquanto Câmara Municipal, a gente vai continuar trabalhando para que possamos ter a cidade que desejamos para criar os nossos filhos e a Teresina de nosso futuro, esse é nosso compromisso e da casa de vereadores”, afirmou.

Comente aqui

Pesquisas com profissionais e pacientes do HUT apontam mais de 70% de satisfação

Pesquisas com servidores e usuários do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) destacam a qualidade da unidade de saúde vinculada a Fundação Municipal de Teresina (FMS), mantida pela Prefeitura de Teresina.

A pesquisa de clima organizacional, feita entre os profissionais do HUT, revelou que 96% do quadro sentem orgulho de trabalhar no hospital e 75% se sentem apoiados pela gestão em fazer seu melhor diariamente, cujo propósito é cuidar e salvar vidas.

Realizada entre 11 de maio a 01 de agosto de 2023, a pesquisa foi aplicada por meio do Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH) tendo como base um questionário formado por 16 perguntas. 411 profissionais participaram, as respostas eram dadas de forma sigilosa através de formulário eletrônico do Google forms, uma ferramenta online especializada neste tipo de questionário.

Socorro Rego, assessora técnica da diretoria e responsável pela elaboração e coleta dos dados, destaca que “a pesquisa de clima é uma importante ferramenta de diagnóstico e de promoção de melhorias”.  A profissional ressaltou, ainda, que o grau de orgulho apontado entre os servidores é semelhante aos resultados da avaliação realizada no ano anterior, se mantendo em 96%.

“Isso mostra que a equipe motivada reflete diretamente em uma prestação de serviço com qualidade o que, consequentemente, impacta na satisfação do nosso paciente”, completa Socorro Rego.

Dados da ouvidoria mais recentes destacam que trabalho com foco no bem estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apontaram um índice de 74,4% de satisfação sobre o atendimento, serviços e instalações oferecidos no HUT.

Esse resultado é a média de 73 respostas obtidas através de pesquisa que segue a metodologia Net Promoter Score (NPS), para que qualquer paciente, acompanhante, familiar ou responsável possa manifestar suas opiniões por meio de um formulário eletrônico disponível durante a internação.

Diariamente, são empreendidos diversos esforços para assegurar uma melhor experiência para os usuários dos serviços. Trabalhamos com foco na qualidade, segurança, acolhimento e com várias diretrizes que padronizam os processos no HUT, que já realizou em 2023, mais de 35 mil atendimentos, explica a ouvidora Luciana Carvalho.

Comente aqui

Prefeitura de Teresina entrega 632 registros de imóveis no Residencial Mário Covas

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), entregou 632 registros de imóveis aos moradores do Residencial Mário Covas, na zona Sul da capital.

A ação histórica foi realizada na Escola Municipal H. Dobal, localizada na Quadra O do Residencial Mário Covas, no bairro Angelim, na noite deste sábado (12).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destacou que a ação de regularização fundiária se estenderá para mais zonas da capital.

“A regularização fundiária é um projeto que implantamos com o objetivo de dar dignidade a nossa população. Somente em Teresina, na zona rural ou urbana, são mais de 90 mil casas que não tiveram seus documentos regularizados. Desde o ano passado, estamos nos preocupando, junto ao João Duarte e equipe para agilizarmos essas entregas e vamos, até o ano que vem entregar mais título de posses para essas pessoas”, declarou o Dr. Pessoa.

O presidente da ETURB, João Duarte, falou da emoção em poder entregar os documentos à população.

“Estamos aqui neste dia maravilhoso, mês do aniversário de Teresina, no residencial Mário Covas, zona Sul da cidade, em que a população recebe o tão sonhado registro de imóvel que espera há mais de 25 anos. Estou emocionado, muito feliz e grato pelo prefeito ter me dado a oportunidade de poder transformar a vida de cada morador dessa região e tenho a certeza que a partir de hoje cada morador terá uma nova mudança em suas vidas. Ter dignidade com a sua moradia”, disse o presidente da ETURB.

O secretário Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), João Henrique, afirmou que as despesas pelo serviço são arcados pela prefeitura.

“Hoje, através da Eturb com o João Duarte, o Dr. Pessoa entregou em torno de 700 títulos de posse das casas das pessoas dessa região. Agora imagina uma pessoa que está há 30 anos em um local sem ter a segurança de que a residência é sua, e que a partir de hoje recebe o documento e toda a despesa foi paga pela prefeitura no cartório. Imagina a felicidade dessa pessoa”, falou o secretário.

O superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Sul, Jeová Alencar, declarou que a ação é “um sonho” para a comunidade.

“É um sonho. As pessoas mais humildes que tinham as suas casas e que por muitos anos lutavam para ter realmente o seu registro de imóvel, para ter a sua segurança jurídica. E o prefeito de Teresina, através da Eturb, torna esse sonho uma realidade e um presente para a população. Aniversário da nossa cidade e quem ganha o presente é essa população que agora tem os direitos assegurados”, falou o superintendente.

Comente aqui

CMDCAT divulga resultado preliminar dos aprovados para eleição de conselheiro tutelar

O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCAT) divulgou na noite desta sexta-feira, (11), no site da Semcaspi, o resultado preliminar dos aprovados para eleição de conselheiro tutelar. A eleição para as 35 vagas de conselheiro tutelar e 35 suplentes acontecerá no dia 1 de outubro deste ano.


De acordo com André Santos, presidente do CMDCAT, dos 119 que compareceram no local da prova, 47 candidatos foram aprovados e devem seguir para o processo de eleição.

“Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos que foram eliminados têm o prazo, de 14 a 15 de agosto, para entrar com o recurso. Fizemos alteração nas datas, exatamente, para não atropelarmos o processo e que cada candidato não se sinta injustiçado nas etapas. A gente tem trabalho para que esse seletivo seja transparente e o mais organizado possível”, destacou.

Segundo André Santos, esse processo seletivo tem recebido o maior apoio estrutural da Prefeitura de Teresina, inclusive, contou com a colaboração de mil servidores municipais.

“Todo o processo seletivo pode ser considerado um dos mais organizados da história, principalmente, porque a Prefeitura tem disponibilizado a estrutura que necessitamos para seguir com a organização. Essas etapas são importantes para melhor selecionar, quem vai atuar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, ou seja, é preciso ter conhecimento nos encaminhamentos e nas leis de proteção”, ressaltou.

O resultado preliminar da prova escrita e redação foram divulgadas por meio do link: https://semcaspi.pmt.pi.gov.br/bem-vindo-a-semcaspi/concurso/.

CRONOGRAMA

– 14 e 15 de agosto de 2023 – Apresentação de Defesa e impugnação relativo ao resultado da prova escrita;

– 17 e 18 de agosto de 2023 – Análise das defesas de impugnação;

– 21 de agosto de 2023 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos proclamados a candidato oficial à eleição de conselheiros tutelares;

– 21 de agosto de 2023 – Publicação do Resultado da Prova Escrita (pós-recursos);

– 21 de agosto de 2023 – Nomeação das mesas receptoras;

– 22 de agosto de 2023 – Reunião para firmar compromisso;

– 23 de agosto a 30 de setembro de 2023 – Campanha dos candidatos;

– 1 de outubro de 2023 – Votação.

Comente aqui

Prefeito de Teresina entrega reforma de campo de futebol na zona Norte

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), entregou na noite desta sexta-feira (11) a reforma do campo de futebol da Vila Carlos Feitosa, localizada na avenida Boa Esperança, zona Norte da cidade.

A obra compreende além da pintura e melhorias no campo, a construção de vestiários, arquibancadas, além de 20 projetores LED 200W em quatro postes de concreto.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ressalta o compromisso da gestão no investimento no esporte e lazer.

“Poder proporcionar esporte e lazer a essa comunidade é motivo de alegria. É um compromisso da prefeitura entregar o melhor e ajudar a desenvolver talentos. Para isso, não abrimos mão de proporcionar o esporte e lazer a todos. Estou bem feliz, prova disso, foi a recepção das crianças e dos jovens quando cheguei. Fui bem recebido pela comunidade e isso não tem preço”, reitera o prefeito.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Berger, destacou a importância do campo para a comunidade, uma vez que era uma demanda antiga da população.

“Essa obra representa muito. Aqui era uma área sem estrutura alguma. Com a emenda do vereador Levino de jesus, emenda que por sinal foi de R$ 250 mil, nos permitiu fazer essa reforma, possibilitando a construção de vestiários, de arquibancada e isso é prazeroso entregar para a comunidade. Para o trabalho ficar melhor, a comunidade solicitou a iluminação. Fomos até o prefeito Dr. Pessoa, que de forma imediata autorizou e hoje eles recebem esse trabalho. Estamos satisfeitos e tenho certeza que a comunidade também”, disse o secretário.a

Paulo Roberto da Iluminação, afirma que a parceria entre os órgãos fortalece e acelera a entrega de obras à comunidade.

“Estamos com uma programação intensa, entregando vários serviços e hoje foi o dia da Carlos Feitosa, uma reivindicação anterior e que a Eturb, por meio da coordenação de iluminação pública, em parceria com a emenda do vereador Levino de Jesus e da Semel. São pontos importantes para que possamos ter resultados e proporcionar alegria para a população. É fundamental a questão da energia, da iluminação, além de ser uma determinação do prefeito Dr. Pessoa para ser ágil nas entregas”, destaca Paulo Roberto.

Francisco de Sousa, é morador da região do campo de futebol e não esconde a felicidade em poder ter um espaço revitalizado para realizar práticas esportivas com a juventude da Vila Carlos Feitosa.

“Quero agradecer ao Dr. Pessoa pela sensibilidade em olhar para a nossa comunidade e possibilitar a nossa juventude um campo digno para a prática esportiva. Agradeço em nome da comunidade que ganha com essa reforma”, comemora.

Comente aqui

É Copa do Mundo de Futebol Feminino e vai ter ponto facultativo na Câmara de Teresina

Vai ter ponto facultativo na Câmara de Teresina, mas só durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A regalia passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 24, quando o selecionado canarinho inicia a jornada em busca do título. 

De acordo com portaria publicada esta semana pela Câmara, os servidores do legislativo municipal poderão iniciar o expediente às 11h nos dias em que as partidas começarem às 7h30min. O trabalho poderá ser iniciado ao meio-dia nos dias em que os jogos começarem às 8h. A Copa do Mundo começou hoje e vai até o dia 20 de agosto.

Fachada da Câmara de Teresina (foto: Divulgação)

Esta edição acontece na Austrália e na Nova Zelândia; com certeza vai ter muito servidor torcendo para que as meninas cheguem à final. 

Comente aqui

Após avaliação ruim de ONG, Alepi diz que melhorou em transparência

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) informou que teve uma melhora de mais de 28% no quesito transparência. Segundo a assessoria de comunicação da Casa, os dados são do Radar da Transparência Pública, compilados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Tribunal de Contas da União (TCU). A análise leva em consideração receitas, despesas, licitações e contratos, balanço geral, prestação de contas e disponibilização de editais. 

Prédio da Assembleia Legislativa do Piauí (foto: Divulgação)

A Alepi destacou que o índice de transparência da Casa saiu de 46,61%, em 2022, para 75,3%, no primeiro semestre de 2023. Os números foram repassados à imprensa nesta quarta-feira, 19. 

Levantamento de ONG

A ONG Transparência Internacional havia colocado a Alepi no grupo de piores casas legislativas estaduais do Brasil em termos de transparência de informações; o índice foi classificado como péssimo. 

25° posição

O legislativo piauiense obteve 19 pontos em uma avaliação que propôs notas entre 0 a 100. O relatório (que teve como base informações de 2022) foi divulgado pela ONG em maio deste ano. A Alepi só ficou à frente dos parlamentos do Amapá (26°) e Acre (27°). 

Foto: Reprodução/ONG Transparência Internacional

Comente aqui

Para onde esses dois vão juntos?

A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) não cansa de dar motivos para gerar desconfortos com colegas de coalizão. À disposição para compor, em 2024, uma chapa com Sílvio Mendes (União Brasil) na corrida pelo executivo teresinense, a parlamentar se reuniu com o médico cardiologista Paulo Márcio (MDB), que vem sendo convencido (pelo vice-governador Themístocles Filho, MDB) a tentar a sorte no pleito majoritário que se avizinha. Os dois, portanto, atuam em lados opostos, pelo menos no papel.

Paulo fez um vídeo da reunião e postou em seu Instagram com a seguinte legenda: “conversando sobre Teresina”. Bárbara do Firmino repostou… A publicação foi feita nesta terça-feira, 18, mesmo dia do encontro entre os dois. Daria liga uma composição entre os dois? Bárbara, aliás, já foi convidada para integrar os quadros do MDB, mas garante que não vai mudar de lado.

O encontro entre Bárbara do Firmino e Paulo Márcio (foto: Reprodução | Instagram)

Outros desconfortos

Bárbara do Firmino já andou causando incômodo dentro da "própria casa". Em abril deste ano foi dizer, em entrevista à imprensa, que poderia se aliar até ao PT para tentar destronar o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos). Logo depois voltou atrás, dizem que por conta de pressão do Progressistas. 

O diálogo sobre o PSDB

Especulada no PSDB, em maio a parlamentar se reuniu em Brasília com o presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite. Foi tratar sobre a possível filiação à sigla; o problema é que a principal cúpula do partido no estado não gostou muito. Alegaram que Bárbara deveria primeiro pedir a bênção dos tucanos locais. 

Será que Kleber Montezuma (Progressistas) está com aquele sorriso de canto de orelha vendo o que a colega de partido está fazendo? Os dois, ventila-se na imprensa, tiveram um "probleminha" nas eleições de 2022, quando Kleber tentou uma vaga na Câmara Federal. Especula-se que havia um acordo de dobradinha entre as partes e que Bárbara quebrou o pacto para apoiar Marcos Aurélio Sampaio (PSD), deputado federal reeleito.

Confira a postagem abaixo:


Comente aqui