CHEGA JUNTO PRA ENTENDER!

A coordenação da campanha é dividida entre um juiz do Tribunal Regional Eleitoral e um ex-secretário de Justiça de governo petista que ainda manda na pasta. A articulação nos bastidores é feita por um ex-presidente da Ordem que atualmente é secretário do governo de Wellington Dias, do PT. O “suporte” dentro da classe é dado por escritórios que mantém contratos com órgãos da atual gestão de Doutor Pessoa (MDB) na Prefeitura de Teresina. Os pedidos de voto são em “casadinha” com um candidato a desembargador, ex-sócio de ministro do STF, que já tem acordo com o governador petista para ser escolhido na vaga que cabe ao Quinto Constitucional.

Leia até o final e descubra por quais motivos dá para colocar Wellington Dias, Lula, Felipe Santa CRuz, Raimundo Junior e Rafael Fonteles na mesma foto quando o assunto é eleição da OAB (fotos: Jailson Soares | PD)

Apresentamos a campanha do advogado Raimundo Junior a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Que tem, aliás, marketing assinado pela S/A Propaganda, agência que faz campanhas majoritárias como as de Wellington Dias (PT) e a atual do secretário Rafael Fonteles, candidato do atual governador para a sua sucessão.

Tá voando?

Chega junto pra entender!

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS

- Aceita uma bebida, senhora? E pro senhor, cerveja? 

É praxe nas campanhas da OAB reunir advogados em torno de almoços e jantares para “discutir advocacia”. Balela. No final, alguém paga a conta. Geralmente, alguém que não mostra a cara. Não é novidade desta campanha. A novidade é que nesse caso mais específico de ostentação, o custo para a classe – e para a sociedade em geral – pode ser bem mais alto do que o comum.

A começar pela agência de publicidade, nada é barato aí. Quem é do ramo sabe que a S/A não anda fazendo caridade, nem dividiria o seu tempo já ocupado com a [pré] campanha de Rafael Fonteles (PT) ao Governo do Estado a custo zero. Mas se você parar pra pensar que a dele e a de Raimundo Júnior podem ser “uma campanha só”, a coisa já faz mais sentido.

Ou ninguém andou notando a semelhança nos videozinhos estilo “Tik Tok” que inundaram as redes sociais dos dois?

As selfies dentro de carros pra mostrar intimidade, os registros "leves" para humanizar... será o mesmo estagiário da agencia de publicidade dando as ideias? Os candidatos são muito parecidos no jeito e no contexto de suas candidaturas, de fato! (imagens: Instagram)

Aqui vale até uma breve consideração: Siqueira Campos, da S/A, deveria pagar royalties ao publicitário Alex Nastácio, da Nova Comunicação. Os memes, o “coitadismo” apelão e o clichê da história de “origem humilde do jovem que venceu na vida por esforço próprio” e se lança “contra o sistema” foram três dos motores da vitória de Doutor Pessoa em Teresina em 2020. A diferença é que Alex adaptou um personagem que representava mudança. Siqueira está querendo inventar dois personagens que em sua essência, não revelam nenhum sentimento popular, nem mudança, nem esperança.

Existe uma porcentagem de verdade que tende a zero na “humanização” de Rafael Fonteles e Raimundo Junior que o marketing deles tenta emplacar nas redes sociais. Os dois jovens são predadores que chegaram cedo ao topo da cadeia alimentar e foram mais do que privilegiados por padrinhos: o governador Wellington Dias, no caso de Fonteles, que ainda é filho de deputado federal; e o advogado e ex-presidente da OAB-PI William Guimarães, no caso de Raimundo Junior; primos, criados como irmãos, que já foram sócios, mas ainda compartilham uma cartela imensa de grandes clientes que buscam “o melhor diálogo” dentro do Tribunal de Justiça do Piauí.

A ESTRUTURA EM SEU FAVOR

- Olha o pão de alho chegando!

Boa parte dos clientes do escritório de Raimundo Junior são políticos, prefeitos, ex-prefeitos, pessoas jurídicas do poder público ou pessoas que dependem deles. E um dos coordenadores da campanha dele é o juiz Charles Max, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Seria conflito de interesses? Ou interesses mais do que alinhados? 

Imagine-se você de um lado e, do outro Raimundo Junior. No meio, o coordenador da campanha dele decidindo se seu cliente ou dele está certo. A coisa é tão doida, que fazendo campanha pelo interior, Raimundo Junior visita prefeitos ao mesmo tempo que diz se importar com os advogados... Avalie você (imagens: Jailson Soares | PD | Instagram | Facebook)

Um dos maiores problemas que a OAB – e os advogados criminalistas enfrentam – é a péssima gestão da Secretaria de Justiça do Piauí, e outro coordenador da campanha de Raimundo Junior é o ex-secretário de Justiça do governo de Wellington Dias, que manda no atual secretário, Carlos Edilson, e advoga para campanhas do PT. Seria conflito de interesses? Ou interesses mais do que alinhados? 

Não é de hoje que o problema da SEJUS é exatamente quem comanda a SEJUS. O mesmo pessoal que passeia com Raimundo Junior pedindo votos para eleição da OAB e TJPI. E diz que vai fiscalizar, que vai melhorar? Tá de brincadeira, né? (fotos: Instagram | PD)

Outro grande problema para os municipalistas – e para a sociedade como um todo – é o comportamento bipolar do Tribunal de Contas do Estado e o protecionismo oferecido pelo TCE-PI aos aliados do governo. Aí, Raimundo Junior, advogado de Lílian Martins, atual presidente daquela Corte, junta meia dúzia de seus comparsas aliados e manda pra lá uma nota de apoio quando o desrespeitado foi um advogado. Veja a palhaçada neste documento aqui: Tribunal de Contas.pdf. E de repente conselheiros do TCE passam a fazer campanha nos bastidores para ele. Seria conflito de interesses? Ou interesses mais do que alinhados? 

Lilian Martins nem deveria estar no TCE-PI, pra começo de conversa. Agora adivinha quem é o advogado pessoal dela no processo que aponta ilegalidade na nomeação dela para a Corte: começa com "Raimundo" e termina com "Júnior". Aí os advogados Daniel Oliveira e outros aliados assinam um documento que apoia a conselheira presidente atual presidente do TCE diante de um desrespeito cometido pela Corte contra um advogado? Chegaram junto ao lado errado, não? (fotos: Jailson Soares | PD | Instagram)

Por falar em TCE, a Assembleia Legislativa do Piauí acabou de mandar pra lá mais um deputado do PT numa eleição em que pedidos de advogados para a revisão de critérios foram ignorados pelo sistema. Não tem coincidência. Flora Izabel vai ocupar o lugar que deveria ser verdadeiramente de um técnico, de alguém alheio aos interesses políticos que hoje mandam na Corte. Era a candidata do presidente da ALEPI, Themístocles Filho (MDB) e recebeu os de deputados como João Mádison (MDB), que empresta voz ao famoso áudio “Amigo dos Amigos” em defesa da campanha de Raimundo Junior. Adivinha quem é o candidato da ALEPI nessa disputa pela OAB. Basta seguir os perfis dos advogados que fazem parte da assessoria jurídica de lá. Seria conflito de interesses? Ou interesses mais do que alinhados? 

PUXADINHO DO PT E AS ELEIÇÕES DE 2022

- Toscana! Olha a toscana! Tem normal e apimentada também!

Tem gente que gosta de poder, tem gente que gosta de dinheiro. Quando essas pessoas se encontram, há sempre oportunidade de negócio, independentemente do que você acredite ser “ideologicamente incompatível”. Os que gostam de poder e de dinheiro não possuem ideologia maior que o pragmatismo: os fins justificam os meios.

A campanha para governador de Rafael depende em grande parte de uma associação à imagem e à campanha nacional do ex-presidente Lula. Recentemente, em passagem pelo Piauí, Lula esteve reunido com um grupo de advogados. Nessa roda, os coordenadores das campanhas de dois “adversários” na disputa pela OAB do PI: rasgando elogios ao petista, de um lado o advogado Einstein Sepúlveda, atual tesoureiro da Ordem que anunciou ter ido ao encontro em nome da instituição; do outro, o advogado Chico Lucas, ex-presidente da OAB-PI e que hoje é secretário no governo de Wellington.Na "faculdade" onde esse pessoal teve aula, Lula é doutor; duvidar de interesses que você não enxerga não significa que eles não existam (foto: Jailson Soares | PD)

O Judiciário é um aliado poderoso em campanhas políticas e na construção de narrativas para elas.

Neste exato momento Lula está viabilizando a eleição de um aliado dele para a presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Aqui, Rafael está ajudando quem vai ajudá-lo. É a regra do “amigo do amigo”. As eleições locais da OAB definem quem serão os conselheiros federais e os presidentes seccionais que vão eleger a diretoria e a presidência da OAB nacional.

É como se a Ordem tivesse virado mais uma sigla “puxadinho do PT”.

Raimundo Junior entende isso, o entorno dele também entende e todos sabem: isso custa caro e a moeda de troca é valorizada.


O JOGO NO JUDICIÁRIO

- Macaxeira cozida na manteiga, vai querer um pouco?

Quem não entende o jogo que se joga dentro do Judiciário pode até achar “forçado” que Rafael – ou muito menos Lula – tenham motivos para se meter numa eleição de classe onde os eleitores são exclusivamente advogados. Mas aparelhar tribunais e seus contextos é uma vantagem muito relevante para governos e candidatos. Se você não entende isso, essa é a diferença que permite a esse grupinho pequeno e restrito andar de jatinho particular e BMW enquanto você está preocupado com o preço da gasolina na hora de abastecer o carro usado que você comprou em 48 parcelas.

O advogado Einstein Sepúlveda foi "em nome da OAB" ao encontro do "sempre presidente Lula". É, não tem ninguém fazendo questão de esconder qual é o esquema. Na foto, Einstein também se confraterniza com o governo do PT e um dos coordenadores da campanha de "oposição". Estão todos juntos! (imagem: redes sociais)

Nos próximos meses, duas vagas no Tribunal de Justiça do Piauí vão ser abertas para preenchimento pelo Quinto Constitucional que cabe aos advogados. Nos bastidores do evento com Lula, um acordo: o grupo de Raimundo Junior e Chico Lucas vai indicar o próximo desembargador, o advogado José Wilson Araújo, para a vaga já aberta. Na próxima vaga, daqui uns meses, em 2022, entra o próprio Einstein Sepúlveda. 

Não sabemos se um certo desembargador ali foi avisado disso, mas parece que o candidato dele vai rodar ano que vem, então melhor não vacilar agora.

É O MESMO GRUPO 

- O baião de dois acompanha a toscana, senhor!

Logo, entende-se que Raimundo Junior e o atual presidente da OAB-PI Celso Barros Neto não são adversários. Estão jogando juntos, no final das contas, é um grupo só.

Do contrário, Celso Barros não teria aprovado as contas de Chico Lucas, que na campanha de 2018 ele dizia ter quebrado a OAB. Do contrário, Raimundo Junior não estaria ainda hoje na composição da atual gestão que ele critica sem citar nomes sendo conselheiro federal – e uma reca de seus apoiadores, também. Do contrário, Celso Barros não estaria apoiando o mesmo candidato de Raimundo Junior para desembargador do TJPI, o procurador José Wilson, num acordão costurado com o próprio ministro Kássio Nunes Marques e o governador Wellington Dias, que já garantiu ao amigo ministro que se o nome de Zé Wilson estiver na lista tríplice, será ele o escolhido.

Meses atrás, estavam todos os integrantes do grupo de Celso e Raimundo Junir ostentando em festa oferecida a Kassio Nunes Marques; teria sido o início do acerto para a escolha do nome de José Wilson para o Tribunal de Justiça, ele é o primeiro na foto, da esquerda para a direita (foto: instagram)

Assim, seja qual for o grupo vencedor da disputa pela OAB no Piauí, Lula tem o voto deles para eleger o sucessor de Felipe Santa Cruz. E todos terão um amigo devendo favor no TJPI e um cúmplice na Ordem.

A eleição da OAB não é só a eleição da OAB.

O Judiciário não é para amadores.

Olhe a imagem outra vez. E agora, o que você pensa a respeito? (fotos: Jailson Soares | PD)

Vamos seguir explicando daqui até as eleições do que se trata realmente essa disputa. Por hora, já é bastante o leitor digerir.

Mas você, advogado, cuidado para não se engasgar de tanto beber e comer com farinha o que lhe servem durante a campanha.

 À mesa onde é servido o filé de verdade todos os dias, vocês não se sentam.

Comente aqui