APÓS COBRANÇAS, PREFEITURA DE TERESINA LANÇA GUARDA MUNICIPAL

Guarda Municipal já está atuando na cidade (Foto: Wilson Filho | ASCOM PMT)

Depois de muitas cobranças, em âmbito administrativo e também no período eleitoral, a Prefeitura Municipal de Teresina lançou na noite de ontem (24) a Guarda Municipal, no Parque da Cidadania. Estiveram presentes o vice-prefeito Luiz Júnior (PMDB), o deputado estadual Firmino Paulo (PSDB), os secretários Samuel Silveira, Fábio Abreu E Luiz Carlos.

Firmino e o vice, Luiz Júnior (Foto: Wilson Filho | ASCOM PMT)

Inicialmente, a Guarda irá atuar, em caráter experimental, para as áreas de lazer: o Parque da Cidadania, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Complexo Esportivo Parentão e nos dois Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul. Em um segundo momento, a Guarda atuará também no centro da cidade.

Sobre a possibilidade de ampliação no número de guarda municipais, Firmino Filho se limitou a dizer que é preciso “acabar com a ansiedade de dar o primeiro passo e já pensar no décimo” e que neste momento a intenção é “fazer a Guarda trabalhar bem”.

Firmino disse que é hora de "deixar a demagogia" e trabalhar (Foto: Wilson Filho | ASCOM PMT)

Quanto às atribuições da Guarda, Firmino explica que a Polícia Militar e Civil são as únicas com competência de cuidar do policiamento ostensivo e investigação e que a Guarda deve cuidar do patrimônio público. “Agora não podemos deixar de salientar que a presença da Guarda Municipal vai ter um efeito indireto sobre a segurança pública e isso vai garantir a existência de espaços públicos seguros”, afirmou.

A Guarda Municipal passou por um treinamento da Secretaria de Segurança e o secretário Fábio Abreu comentou que há grande expectativa com o início das atividades da Guarda. “Temos a perspectiva da integração. Eu acredito que todas as forças que forem necessárias ou que aparecerem no sentido de ajudar a segurança pública será bem-vinda”, destacou. Ele defendeu ainda a importância de ações conjuntas com outros órgãos de segurança, a exemplo da Polícia Militar. Além disso, o secretário afirmou que não se pode “jogar todas as expectativas e responsabilidade para a Guarda Municipal”, no que diz respeito à segurança pública.

Os secretários Samuel Silveira e Fábio Abreu estiveram presentes (Foto: Wilson Filho | ASCOM PMT)

O secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, também estava presente no lançamento e disse que o projeto da Guarda foi bem planejado. “Nossa intenção nunca foi criar a Guarda por criar, mas criar uma instituição que possa efetivamente trazer um bom resultado para a cidade. E, pra isso, é importante que ela comece pequena, que apresente bons resultados e a partir disso seja avaliado o seu funcionamento”, declarou.

Em virtude do contexto de violência vivido na cidade e questionado se a atribuição de realizar a segurança da cidade não recairia sobre a Guarda, Samuel disse que a instituição não é polícia. “Eventualmente, se ocorrer um crime no espaço onde a guarda esteja vistoriando, é um dever dele fazer a atuação legal e conduzir para a Central de Flagrantes”, explicou.

__________________
LEIA TAMBÉM:
Firmino apresenta plano contra a violência
Firmino ganha direito de resposta contra Amadeu e Sindserm

Comente aqui