Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
EDITAL
UM SALÁRIO MÍNIMO PARA O PROFESSOR

AÇÃO NA JUSTIÇA QUER ANULAR EDITAL DE SELETIVO DA SEDUC – PI QUE ANUNCIA UM SALÁRIO MÍNIMO PARA O PROFESSOR DE 20 HORAS

10/01/2018 09:24 - Atualizado em 10/01/2018 11:34

Depois de uma enxurrada de críticas e protestos dos professores, o processo seletivo simplificado para cadastro de reversa deve parar na Justiça. A secretaria de Educação, Rejane Dias (PT), provocou a ira dos professores ao oferecer remuneração de um salário mínimos para professores 20 horas.

O diretório regional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ingressou com uma ação na Justiça para impugnar o Edital nº 051/2017, de 2 de janeiro de 2018. Além de professor, o processo simplificado cria cadastro também para cargos como bibliotecário, fonoaudiólogos e psicomotricista.

De acordo com a ação, a remuneração oferecida no edital viola a Lei Estadual nº 5.309/2003 (Lei que trata de contratação de servidores temporários), a Lei Complementar 71/2006 (Plano de Cargo Carreira e Remuneração dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí) e a Lei 11.738/2008 (Lei do Piso Nacional do Magistério), além do Princípio Constitucional da Isonomia Salarial. Eles alegam que o professor temporário seria remunerado com um salário menor do que o  professor efetivo, prestando o mesmo trabalho, mesma carga horária e para o mesmo empregador.

A reivindicação pelo piso tem sido uma luta constante da categoria. O ano letivo das escolas estaduais pode não começar no período previsto já que os professores ameaçam entrar em greve no estado. O motivo é que o governo ainda não garantiu se vai de fato aplicar o reajuste do piso salarial dos professores.  

O governador Wellington Dias diz aguardar o relatório fiscal para saber se o reajuste não vai fazer o estado ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo não pode aumentar os gastos com pessoal com o risco de sofrer sanções.

“Vamos cumprir o piso salarial, mas tem que fazer isso cumprindo a lei. O limite de gastos precisa ser respeitado”, declarou. No Piauí, o piso salarial para o Magistério em vigor é de  2.836,93.

A secretaria afirma que o valor do salário será revisto. VEJA NOTA:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o EDITAL Nº 051/2017, que trata do processo Seletivo Simplificado para a formação ao Cadastro de Reserva para os cargos de Professor “SL” e Técnico de Nível Superior (Fonoaudiólogo, Psicomotricista e Bibliotecário), segue os padrões salariais previstos no decreto estadual, referente à remuneração de trabalhadores temporários, assinado no ano de 2016. A Seduc  já encaminhou um processo à Secretaria de Estado da Administração solicitando a revisão dos valores.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
FÉRIAS
PROFESSORES PROTESTAM CONTRA ATRASOS
PROFESSORES PROTESTAM CONTRA ATRASOS
FISCALIZAÇÃO
PREFEITO QUE GASTAR COM CARNAVAL PODE TER CONTAS REPROVADAS
PREFEITO QUE GASTAR COM CARNAVAL PODE TER CONTAS REPROVADAS
ELEIÇÕES 2018
PSL BUSCA DIÁLOGO COM O PSC  SOBRE CANDIDATURA AO KARNAK
PSL BUSCA DIÁLOGO COM O PSC SOBRE CANDIDATURA AO KARNAK
PICOS
GIL PARAIBANO PASSA MAL E É TRAZIDO A TERESINA
GIL PARAIBANO PASSA MAL E É TRAZIDO A TERESINA