Eleições no estado do Piauí terão segurança de mais de 5 mil policiais

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realizou mais uma reunião preparatória do planejamento das eleições municipais 2020 com os órgãos de segurança que atuam no Estado.

O presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, deu início a reunião saudando os membros do Comitê de Segurança da Eleições Municipais de 2020 e demais servidores participantes, e destacou como positiva a disposição dos órgãos de segurança de trabalharem em sintonia com TRE-PI para o pleno cumprimento do pleito eleitoral.

Entre os assuntos abordados estão a fiscalização, policiamento ostensivo, denúncias, efetivo da polícia que atuará no processo eleitoral, entre outros temas. Durante a reunião, foram apresentados dados técnicos do TRE e o detalhamento da demanda do Tribunal para as eleições deste ano.

"Estamos ajustando o emprego da PM durante a campanha eleitoral e no dia da votação. Outras reuniões serão feitas com os juízes eleitorais de cada zona eleitoral e também com os comandantes regionais da Polícia Militar. Teremos, aqui no Piauí, uma eleição tranquila, como sempre tem sido, exatamente com a PM colaborando com o planejamento do TRE-PI", disse o Comandante-Geral da PM-PI, Coronel Lindomar Castilho.

De acordo com o Comandante-Geral da PM-PI, para garantir a segurança das eleições no Piauí, 5.266 policiais serão escalados e distribuídos conforme a demanda dos municípios, com no mínimo 1 policial presente em cada local de votação. O Órgão também irá disponibilizar um oficial de posto superior para cada zona eleitoral.

Com o intuito de traçar medidas de prevenção a crimes eleitores e organizar a logística de segurança que será utilizada no pleito que se aproxima, a Justiça Eleitoral do Piauí promoverá, ao longo das próximas semanas, uma série de encontros para alinhamento da estratégia de segurança para o Piauí durante as Eleições 2020.

Participaram da reunião além do presidente do TRE-PI, o Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; a Secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Rezende; o Comandante-Geral da PM-PI, Coronel Lindomar Castilho; o Sub-Comandante, Coronel Sousa Filho; o Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues

COMITÊ DE SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES
O Comitê de Segurança do TRE-PI foi implantado para acompanhar as ações de segurança relativas à execução das atividades do Plano de Ação de Segurança das Eleições Municipais de 2020.

O Comitê é composto por juízes eleitorais, servidores do TRE-PI e agentes de órgãos de Segurança Pública, a saber: Juiz da 4ª Vara Cível de Teresina, Reginaldo Pereira Lima de Alencar - presidente do Comitê; Capitã Mirian Gomes de Sena - coordenadora dos trabalhos do Comitê; Márcio Alves Calado, servidor da Corregedoria Regional Eleitoral – TRE-PI; José Luís Pereira dos Santos e Mauro Alves dos Santos,  agentes de Segurança do TRE-PI.


FONTE: Com informações do TRE-PI

Comente aqui