SEGURANÇA CAINDO AOS PEDAÇOS

Viatura não tem condições de rodar em Caracol (Foto: PoliticaDinamica.com)

A precariedade na segurança pública faz parte da rotina de alguns municípios do interior do Piauí. Longe da capital e da cobertura da imprensa, policiais militares trabalham com equipamentos caindo aos pedaços e totalmente sucateados nas pequenas cidades. Essa é a realidade em Bonfim do Piauí, a 547 km de Teresina, e Caracol, distante 605 km da capital.

O Política Dinâmica teve acesso a fotos e vídeos que mostram o descaso com o sistema de segurança pública nas duas cidades. Em Caracol, a única viatura disponível está sem condições de rodar e os cinco policiais militares da cidade trabalham com um veículo Cross Fox de placa clonada. O carro com placa de Maceió-AL foi apreendido e posteriormente cedido pela Justiça ao Grupamento de Polícia Militar (GPM).

GPM e viatura de Caracol em situação precária (Foto: PoliticaDinamica.com)

A reportagem ouviu alguns policiais que confirmaram a situação a que são submetidos, mas pediram para não ter o nome revelado por medo de represálias do governo. Caracol possui mais de 10 mil habitantes e fica na região de São Raimundo Nonato. Quando surge qualquer ocorrência mais grave, os policiais precisam pedir ajuda ao 11º Batalhão de Polícia Militar.

Polícia de Caracol usa um Cross Fox apreendido (Foto: PoliticaDinamica.com)

Em Bonfim do Piauí, a situação não é muito diferente. Recentemente, uma viatura da cidade teve que ir à São Raimundo Nonato e ficou "no prego" em pleno centro da cidade. Quatro policiais fazem a segurança do município. Na maioria das cidades do Piauí, os agentes de segurança trabalham com apenas uma única viatura e em muitos os veículos são sucateados e não conseguem atender às demandas da polícia.

Perseguir criminosos e percorrer estradas vicinais para atender ocorrências é um verdadeiro sufoco para agentes que dispõem apenas de um carro velho e sempre na iminência de dar o prego. Na maioria dos casos, a bandidagem sabe da falta de aparelhamento da polícia e aproveita para invadir cidades e assaltar bancos, postos de combustíveis e caixas eletrônicos.

Viatura de Bonfim do Piauí "deu o prego" em São Raimundo (Foto: PoliticaDinamica.com)

CALOTE NOS POLICIAIS
Outra reclamação dos policiais da região é sobre a falta do pagamento de diárias por serviço prestado para o Estado ainda no período eleitoral. Em entrevista ao Política Dinâmica, um sargento da PM explicou que os policiais foram convocados para trabalhar nas Zonas Eleitorais do interior entre o dia 20 de agosto e o dia do primeiro turno das eleições.

Eles tiravam esse serviço durante a folga e deveriam ter recebido R$ 200 por cada diária de segunda a sexta e R$ 400 nos fins de semana e feriados. A informação repassada pelos PMs é que até agora o governo estadual não disse quando vai pagar e ninguém dá uma resposta.

"A gente tirava o serviço normal ao invés de ir para a folga. Tiramos esse serviço extra pra ver se ganhávamos um dinheiro a mais. No entanto, ficamos foi na frustração porque o Estado parece que deu um calote em nós. Todos os serviços de 24 horas", relatou o sargento.

O QUE DIZ O GOVERNO?
O Política Dinâmica procurou a Secretaria de Segurança Pública na manhã da terça-feira (29). O órgão informou que o Comando Geral da Polícia Militar é quem deveria falar sobre as condições das viaturas e prometeu dar uma resposta apenas sobre a denúncia de atraso no pagamento das diárias. Até a publicação da matéria, nenhum posicionamento foi enviado.

O coronel Lindomar Castilho, comandante geral da PM-PI, também foi procurado. O Política Dinâmica apurou que o Comando da PM fez contato com policiais das cidades de Bonfim do Piauí e Caracol logo após ele ter sido procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, mesmo assim, nenhum retorno foi dado por Lindomar até a publicação da matéria.

Comente aqui