Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
PSB ENTRA NA ELEIÇÃO SABENDO QUE VAI ENCOLHER AINDA MAIS

PARTIDO PRESIDIDO PELO EX-GOVERNADOR WILSON MARTINS VAI PARA ELEIÇÃO COM NÚMERO PEQUENO DE CANDIDATOS A PREFEITO EM 2020

02/10/2020 11:27 - Atualizado em 02/10/2020 15:01

Partido de Wilson vai ter nova queda (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Dos grandes partidos políticos do Piauí, apenas um vai para a eleição municipal de 2020 já sabendo que sairá bem menor do que em 2016, ano da última eleição para prefeito. Será o PSB, agremiação presidida no Estado pelo ex-governador Wilson Martins.

A quantidade de candidatos a prefeito do PSB em 2020 é bem menor do que a quantidade de gestores que a sigla elegeu no pleito passado. Ou seja, ainda que o PSB consiga eleger 100% dos seus candidatos a prefeito este ano, o encolhimento comparado a 2016 será inevitável.

Nas eleições daquele ano, o partido de Wilson Martins elegeu 34 prefeitos no Piauí, ficando atrás apenas do Progressistas e do PT. Já em 2020, a sigla vai para a campanha com apenas 19 nomes na disputa por prefeituras nos 224 municípios piauienses. Um declínio evidente.

Outros partidos maiores, como MDB, PT, PSD, Progressistas, PTB e PSDB terão mais candidatos a prefeito do que o número de gestores que conseguiram eleger na campanha de 2016. Com isso eles têm, pelo menos matematicamente, a possibilidade de crescer, diferente do PSB.

QUEDA VERTIGINOSA

Ao longo dos últimos quatro anos o PSB perdeu a maioria dos seus prefeitos, que optaram por migrar para outras legendas, principalmente para Progressistas e PSD, os dois que mais tiveram adesões. O partido de Wilson terminou 2019 com menos da metade dos gestores que elegeu em 2016. Em outubro do ano passado, apenas 16 permaneciam na sigla.

Nos primeiros meses de 2020, Wilson Martins afirmou que a intenção do partido era ter entre 30 e 40 candidatos a prefeito nas eleições de 2020. Pelo visto, a articulação fracassou e a legenda vai para o pleito já sabendo que encolheu antes mesmo do resultado das urnas.

Veja o quadro abaixo:

Comente!

ANTERIOR

DEPUTADO JÚLIO CÉSAR VIRA “META ELEITORAL” EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ

PRÓXIMA

JOÃO PEREIRA DEFENDE INCENTIVO NA CONTRATAÇÃO DE JOVENS PARA 1º EMPREGO