PREFEITO DECRETA LOCKDOWN EM CIDADE DO PIAUÍ

Prefeito Carlos Gomes decretou lockdown (Foto: Divulgação/Progressistas)

A prefeitura do município de Dirceu Arcoverde, localizado a 570 km de Teresina, decretou lockdown na quarta-feira (27). O decreto assinado pelo prefeito Carlos Gomes, conhecido como Carlão do Feijão (Progressistas), suspende o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em funcionamento no município. O lockdown passa a valer a partir desta quinta-feira (28) e vai até o dia 07 de junho.

Dirceu Arcoverde já registra 22 casos do novo coronavírus, sendo que metade deles foi confirmada somente nos últimos três dias. Até o dia 18 deste mês, o município não tinha nenhum caso da doença. De acordo com a Prefeitura, todos os policiais do Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município testaram positivo para o novo coronavírus.

O lockdown veda a permanência de todas pessoas e o trânsito em vias e praças públicas. Conforme o decreto, estão liberados apenas deslocamentos "por força de trabalho" para servidores da saúde e trabalhadores de entrega delivery. O transporte intermunicipal de passageiros também está proibido durante o período do decreto.

Enquanto perdurar o decreto, apenas a circulação intermunicipal de transporte de mercadorias está permitida. Moradores do município que se ausentarem deverão apresentar comprovante de residência no retorno à cidade, quando solicitado.

O lockdown vale para estabelecimentos e serviços como: farmácias, supermercados, mercados, feiras, açougue, peixaria, quitandas, distribuidores de gás, padarias, posto de combustível, bares e restaurantes, oficinas mecânicas e borracharias, bancos e lotéricas.

EMPRESA NA CIDADE

Dirceu Arcoverde abriga um canteiro de obras da empresa Andrade Gutierrez, que executa a construção de uma linha de transmissão de energia que corta o Piauí. O andamento da obra, autorizado por uma decisão liminar, permitiu o grande fluxo de trabalhadores na região desde abril. Várias pessoas que trabalham na empresa testaram positivo para a doença.

A atuação da Andrade Gutierrez também ocorre nas cidades de Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí e em uma cidade vizinha na Bahia. São trabalhadores, muitos de outros estados, que circulam entre um canteiro e outro. Em todas essas cidades, os casos de Covid-19 começaram a surgir desde que a obra foi retomada após a decisão judicial. 

Moradores da região atribuem a disseminação dos casos à atuação da empreiteira.

LEIA TAMBÉM:
Atuação de empresa no Sul do Piauí faz casos de Covid-19 dispararem

Comente aqui