PRORROGAÇÃO DO IPVA NÃO BENEFICIA OS POBRES

Prorrogação do IPVA foi determinada por W.Dias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Com a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Piauí anunciou na semana passada uma medida para ajudar os piauienses que estão em situação financeira difícil nesse momento de instabilidade. Por meio de portaria, Wellington Dias (PT) prorrogou o pagamento do IPVA, com desconto de 5%, para 30 de junho. O prazo anterior era 31 de março.

No entanto, essa medida anunciada aos quatro ventos não vai mudar em nada a situação dos trabalhadores assalariados que, justamente por estarem em dificuldade financeira, iriam pagar esse salgado imposto de forma parcelada. Isso porque o adiamento para 30 de junho se deu apenas no caso do pagamento em cota única, ou seja, do valor integral do IPVA.

Exemplo: o dono de um carro que ia pagar em três parcelas de R$ 500, no caso do valor integral ser R$ 1.500, o vencimento da primeira parcela continua sendo 31 de março e os juros estão correndo. Ou seja, os quem iam parcelar não terão benefício algum. Ou pagam como iriam fazer ou serão obrigados a ir juntando dinheiro para em junho conseguirem pagar tudo.

Na prática, a medida beneficia apenas aqueles mais abastados que pagariam o valor de uma vez só. A maioria que paga parcelado terá que guardar dinheiro em abril, maio e junho (justamente os meses da crise) para ter condições de pagar o valor total. Quem não guardar dinheiro para o IPVA nessa crise, vai passar muito sufoco quando o prazo chegar ao fim.

Para o trabalhador assalariado, a medida foi o mesmo que trocar seis por meia dúzia.

Comente aqui