MARINA DISCURSOU

Marina Santos está no primeiro mandato (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A deputada federal Marina Santos (Solidariedade) fez o seu primeiro discurso na Câmara Federal. No dia 28 de outubro, o Política Dinâmica publicou matéria sobre a quantidade de falas em plenário que cada parlamentar do Piauí havia feito em 2019. Na ocasião, Marina e Marcos Aurélio Sampaio (MDB) eram os únicos que ainda não tinham nenhum discurso.

Marina, no entanto, tinha feito o primeiro discurso quatro dias antes, mas a informação ainda não constava no site da Câmara no dia em que o Política Dinâmica publicou a matéria.

A deputada piauiense, que está no primeiro mandato, ocupou a tribuna às 15h36 do dia 24 de outubro, no grande expediente, para falar sobre a campanha Outubro Rosa, destinada à conscientização das mulheres sobre a importância de prevenção do câncer de mama. 

"Escolhi esse tema porque o assunto me toca de maneira particular, não apenas como mulher e mãe, mas também como médica que sou. Durante muitos anos, fez parte da minha rotina, enquanto médica e secretária municipal de saúde, o atendimento à população carente. Refiro-me a uma carência de serviços públicos e, sobretudo, de informação", falou.

Deputada em seu primeiro discurso no plenário (Foto: Reprodução/TV Câmara)

No discurso, Marina disse que o Piauí apresentou, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre o ano passado e este ano, 600 novos casos de câncer de mama e 430 casos de câncer de colo de útero, doença também referenciada na campanha do Outubro Rosa. Para ela, é louvável o esforço de diversas entidades em torno do assunto.

"É muito louvável o esforço e a intenção de diversas instituições em sensibilizar a sociedade, em especial as mulheres, para a importância desse assunto. No entanto, é fundamental estarmos atentos que o autoexame, bastante difundido nos meios de comunicação, é uma ferramenta importante, porém insuficiente para o diagnóstico. Coloco o meu mandato à disposição desta causa tão importante para a saúde de todas as brasileiras", encerrou.

Com o discurso de Marina, agora somente Marcos Aurélio Sampaio ainda não discursou na Câmara, conforme mostra o site da instituição nesta quarta-feira (6). O emedebista, também no primeiro mandato, assume a lanterna isolada com nenhum discurso em 10 meses.

Comente aqui