Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
MARINA DISCURSOU

DEPUTADA FEDERAL DO PIAUÍ OCUPOU PELA PRIMEIRA VEZ A TRIBUNA DA CÂMARA NO FIM DE OUTUBRO PARA FALAR SOBRE A CAMPANHA "OUTUBRO ROSA"

06/11/2019 07:52 - Atualizado em 06/11/2019 08:18

Marina Santos está no primeiro mandato (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A deputada federal Marina Santos (Solidariedade) fez o seu primeiro discurso na Câmara Federal. No dia 28 de outubro, o Política Dinâmica publicou matéria sobre a quantidade de falas em plenário que cada parlamentar do Piauí havia feito em 2019. Na ocasião, Marina e Marcos Aurélio Sampaio (MDB) eram os únicos que ainda não tinham nenhum discurso.

Marina, no entanto, tinha feito o primeiro discurso quatro dias antes, mas a informação ainda não constava no site da Câmara no dia em que o Política Dinâmica publicou a matéria.

A deputada piauiense, que está no primeiro mandato, ocupou a tribuna às 15h36 do dia 24 de outubro, no grande expediente, para falar sobre a campanha Outubro Rosa, destinada à conscientização das mulheres sobre a importância de prevenção do câncer de mama. 

"Escolhi esse tema porque o assunto me toca de maneira particular, não apenas como mulher e mãe, mas também como médica que sou. Durante muitos anos, fez parte da minha rotina, enquanto médica e secretária municipal de saúde, o atendimento à população carente. Refiro-me a uma carência de serviços públicos e, sobretudo, de informação", falou.

Deputada em seu primeiro discurso no plenário (Foto: Reprodução/TV Câmara)

No discurso, Marina disse que o Piauí apresentou, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre o ano passado e este ano, 600 novos casos de câncer de mama e 430 casos de câncer de colo de útero, doença também referenciada na campanha do Outubro Rosa. Para ela, é louvável o esforço de diversas entidades em torno do assunto.

"É muito louvável o esforço e a intenção de diversas instituições em sensibilizar a sociedade, em especial as mulheres, para a importância desse assunto. No entanto, é fundamental estarmos atentos que o autoexame, bastante difundido nos meios de comunicação, é uma ferramenta importante, porém insuficiente para o diagnóstico. Coloco o meu mandato à disposição desta causa tão importante para a saúde de todas as brasileiras", encerrou.

Com o discurso de Marina, agora somente Marcos Aurélio Sampaio ainda não discursou na Câmara, conforme mostra o site da instituição nesta quarta-feira (6). O emedebista, também no primeiro mandato, assume a lanterna isolada com nenhum discurso em 10 meses.

Notícias relacionadas
REGINA, BOLSONARO E A CONTAGEM DOS MORTOS
REGINA, BOLSONARO E A CONTAGEM DOS MORTOS
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO