Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
NENHUM DISCURSO EM 9 MESES DE MANDATO

DE ACORDO COM O SITE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, DOIS PARLAMENTARES DO PIAUÍ NUNCA FIZERAM MANIFESTAÇÃO VERBAL NO PLENÁRIO DA CASA

28/10/2019 11:43 - Atualizado em 28/10/2019 12:40

Marcos Aurélio Sampaio e Marina Santos (Fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Fazer ou deixar de fazer discurso nem sempre significa que um político é atuante, mas ao mesmo tempo não deixa de ser um indicador da atuação parlamentar. É nos discursos em plenário que os deputados exprimem publicamente suas indignações, fazem cobranças, críticas e externam seus posicionamentos em defesa ou contra algum pleito.

Apesar disso, alguns membros da bancada do Piauí nunca discursaram na Câmara dos Deputados desde que tomaram posse em 1º de fevereiro de 2019. Conforme o site da Câmara, Marcos Aurélio Sampaio (MDB) e Marina Santos (SD) não fizeram nenhuma manifestação no plenário em nove meses de mandato. Ambos estão no primeiro mandato.

Os discursos listados pela Câmara incluem tanto pronunciamentos na tribuna como também manifestações na ordem do dia, comunicações de liderança, breves comunicações e falas no pequeno expediente. Também são contabilizados pronunciamentos em sessões solenes.

Enquanto Iracema Portella (Progressistas) falou 56 vezes em 2019, Marcos Aurélio e Marina não tiveram nenhum tema relevante que os fizesse falar no plenário nesses nove meses. Júlio César (PSD) fez 49 discursos e, junto com Iracema, foram os que mais usaram os microfones da Câmara Federal ao longo de 2019 entre os membros da bancada do Piauí.

Sem nenhum discurso, Marcos Aurélio e Marina perdem até para Fábio Abreu (PL), que se licenciou do mandato no início do ano para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Abreu fez uma manifestação em plenário no dia 26 de março de 2019. Os suplentes Paes Landim (Sem partido) e Merlong Solano (PT) têm 26 e 6 discursos, respectivamente.

Confira a quantidade de discursos de cada deputado:

Iracema Portella (PP) – 56
Júlio César (PSD) – 49
Assis Carvalho (PT) – 29
Paes Landim (Sem partido) – 26
Flávio Nogueira (PDT) – 21
Rejane Dias (PT) – 19
Átila Lira (PP) – 18
Margarete Coelho (PP) – 14
Merlong Solano (PT) – 6
Fábio Abreu (PL) – 1
Marina Santos (Solidariedade) – 0
Marcos Aurélio Sampaio (MDB) – 0

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
FELIZ COM A SOLTURA DO LULA
FELIZ COM A SOLTURA DO LULA
DURO E DIRETO NO RUMO DA GESTÃO ESTADUAL
DURO E DIRETO NO RUMO DA GESTÃO ESTADUAL
EX-DEPUTADO FEDERAL SE FILIA AO PROGRESSISTAS
EX-DEPUTADO FEDERAL SE FILIA AO PROGRESSISTAS
“VENDIAM CHEQUE DO FPM PRA DANÁ”
“VENDIAM CHEQUE DO FPM PRA DANÁ”