FRANZÉ DIZ QUE NÃO QUER A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Petista diz que não quer a Seduc (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Franzé Silva (PT) afirma que pretende exercer seu mandato na Assembleia Legislativa e, mesmo que seja convidado para assumir a Secretaria de Estado da Educação, não deverá aceitar. O nome dele vem sendo cotado para a pasta. No mandato anterior, a Seduc foi comandada pela deputada federal e primeira-dama Rejane Dias (PT).

"Acredito que o governador vai decidir isso essa semana. Eu tenho manifestado a vontade de permanecer na Assembleia. Algumas pessoas acham que é até um pouco de presunção minha abrir mão da Educação. Mas eu já estive na Educação, na Fazenda e na Administração. Tenho agora a maior vontade de continuar no Legislativo, tenho dialogado com a sociedade civil, tenho uma série de pautas para discutir e gostaria de permanecer aqui", falou.

Apesar de ter acabado de assumir o seu primeiro mandato e certamente encontrar no Legislativo uma vida menos agitada, chama atenção o fato do petista abrir mão da secretaria mais cobiçada da administração estadual. Nos bastidores políticos, as "teorias" para essa rejeição antecipada de Franzé Silva à Seduc são diversas. A principal delas é o fato da pasta ser alvo de uma das maiores operações já realizadas pela Polícia Federal no Piauí.

A Operação Topique, deflagrada em agosto de 2018 pela PF, apura um gigantesco esquema de corrupção no transporte escolar do Estado. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, transformou a operação em uma força-tarefa. Durante coletiva de imprensa em janeiro deste ano, o delegado federal Leonardo Leite afirmou que a Operação Topique é uma das prioridades nacionais da Polícia Federal no combate à corrupção.

Comente aqui